abril 20, 2011

S.O.S. BRASIL !!!

“Se o próprio Legislativo não se interessa em manter um mínimo de respeito pelos valores que lhe são confiados, fica-se nas mãos da imprensa. E como se viu em pouco mais de dois meses, não se pode deixar que o poder público cuide de si mesmo. É preciso que o público esteja sempre cuidando do poder.”
Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa)

Muito se tem falado, discutido e proposto a respeito do regime político vigente no país e da necessidade de adequá-lo às reais necessidades de um país que desponta como uma das maiores economias do mundo tendo ainda – pasmem todos! – uma política de coronéis que vivem mentalmente na época dos dinossauros!

S.O.S. Brasil!!! O remédio é POLÍTICO!!!

Nesse sentido, em nossos posts aqui no Blog, temos insistido na necessidade da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte para a realização das reformas que o povo quer e o país precisa. E por quê a convocação de uma CONSTITUINTE? Porque somente através dela, poderá o povo brasileiro romper com o atraso que faz com que a maioria dos cidadãos tenha desprezo pela política e pelos políticos. Porque somente através dela é que poderão ser feitas as reformas necessárias: a reforma política – a mãe de todas as reformas! – a reforma tributária, a reforma da previdência, a reforma educacional, a reforma da saúde e tantas outras reformas necessárias para que alcancemos o desenvolvimento sustentável, com justiça social e plena democracia.

“Chamada por alguns de a “mãe de todas as reformas”, a proposta da reforma política tem experimentado entre nós uma trajetória curiosa. Todos são a favor dela e, ainda assim, ela não anda. Os partidos políticos, os candidatos que disputaram a última eleição presidencial, e até os que agora se engalfinham na disputa corporativa pela mesa diretora das duas casas do Congresso, todos se alinham em torno desta aparente vontade geral que nunca se concretiza.” (Léo Lince – 16/04/07)



Parlamento: Custo Brasil/Importante/veja aqui

Observatório da Imprensa/A verdade, sem maquiagem/leia aqui

E o que impede as reformas???

O que impede as reformas necessárias, através da CONSTUTUINTE, é o atual Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) que não tem interesse em perder os seus privilégios e nem realizar reformas positivas ao país. Só os CARGOS é que interessam!

Sarney criou 70% das 181 Diretorias do Senado/leia aqui

Ricardo Noblat mostra a realidade/leia aqui

Dois exemplos marcam a atual realidade política brasileira. O primeiro é o gigantismo político da estrutura do Senado Federal – é uma amostragem! – onde tem DIRETORIA que NÃO tem funcionários e DIRETORIA que NÃO tem função!!! O segundo exemplo é de como se manipula um partido político, mantendo-o nas mãos de quem NÃO quer mudança política e nem avanço social e ecológico. O PV – Partido Verde está eternizando o José Luiz Penna (que já está em seu 12º ano na presidência do PV) no comando partidário, através de uma proposta de Sarney Filho (só poderia ser um Sarney!), que prorroga o mandato da atual direção partidária (Sarney Filho é o líder do partido na Câmara !!!).



A maquiagem do Senado/ Nada Muda/leia aqui

Nada mudou nas Diretorias do Senado 2 anos depois/blogfolha/leia aqui

É PRECISO convocar a SOCIEDADE CIVIL! S.O.S. BRASIL!!!

É preciso, também, que sejamos sinceros e objetivos: se a vanguarda da sociedade, se o núcleo pensante da intelligentzia brasileira, ou seja, da ELITE BRASILEIRA se posicionasse e mobilizasse a população seria IMPOSSÍVEL que o país continuasse nessa alienação social e calhordice política !

E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol é o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

E que fique claro: os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da intelligentzia brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os sites de relacionamento na internet, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.

Enfim, é preciso que os cidadãos prestantes retomem o comando de seus próprios destinos e do destino da Pátria numa cruzada cívica a favor da construção da Democracia e do desenvolvimento sustentável e moderno da Nação Brasileira.
E é exatamente isso: a VANGUARDA, o núcleo pensante da intelligentzia brasileira que deverá, sob o comando de sua ELITE, partir para a mobilização popular para essa grande missão: A Constituinte!

Vamos desatar o nó político! É a única solução!!! S.O.S. BRASIL !!!

Obs.: ler em “Textos Anteriores”, os artigos: “A Intelligentzia Brasileira”, de 24/01/11; “Regime Parlamentarista”, 30/01/11; “Os 300 Picaretas!”, 01/02/11; “Reforma Política do PT”, de 01/03/11.

4 comentários:

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão discrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e pelna Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
Só não se pode ir de carona. O melhor é mobilizar a sociedade civil e retomar o bom caminho. Avante!

Anônimo disse...

Até os “ficha sujas” vão ditar as regras no Congresso. O Sarney vai contar com seu “irmão” Jader Barbalho que com o Renam Calheiros vão fazer as novas normas eleitorais do Brasil. Dá para acreditar? E na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça é o Deputado João Paulo Cunha (réu no processo do Mensalão) dá para acreditar? E o Maluf está lá, o Tiririca também.
O povo precisa reagir, na maciota não vamos a lugar nenhum. O Brasil está esperando que seu povo se mobilize, pô!!! (luisroberto-souza@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Estela Pereira Dias comentou seu link.
Estela escreveu: "Concordo!!!!Eu tenho certeza disso, está faltando jovens, pra isso, eles estão, se divertindo com o que eles fizeram com os nossos jovens, deram a liberdade de beber, bares e baladas por todos os lados, doparam nossas crianças e eles estão sem chão.Bebendo e se drogando. Esses são os nossos jovens se perderam. Os poucos que sobram não tem instrução politica, os pais e avos, já se foram e não deixaram sucessores pra continuar a vida politica com bravura e honestidade."

requeri disse...

política é arte. política é ciência para ser exercida como e por quem tem talento pra isso.
política se refere a estado, sociedade, comunidade, vida humana.
em o príncipe, minha maior ousadia na tentativa de entender tanta desentendimento, maquiavel nos diz que política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder.
mas divergências existem e, no brasil são reconhecidas como poder e grana.

é isso.

Postar um comentário