agosto 10, 2011

OS VÂNDALOS LONDRINOS!


É importante abordar essa nova manifestação que brota das redes sociais. Era previsível. A tecnologia virtual pode ser usada para o bem, para a busca de novos caminhos e, TAMBÉM, pode ser usada para desagregar e agredir a sociedade, mesmo que o motivo primeiro seja o desemprego e a falta de perspectiva futura pela estagnação governamental na busca de metas e de um desenvolvimento sustentável.



Foto Chocante e texto de Reinaldo Azevedo/ leia aqui

TV Folha/ Violência em Londres/ Editorial/ veja aqui

Veja o relato dos vândalos ingleses/ aqui

Violência em Londres/ Globo News/ veja aqui

Crise Social explode na Inglaterra/ leia aqui

No Ex-Blog de Cesar Maia, de 10/08, encontramos um texto que clareia com profundidade esse fenômeno social:

“LONDRES: UMA VERSÃO EXTREMISTA DA MOBILIZAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS!(Peter Apps – Reuters/La Nacion, 10) 1. Jovens sem oportunidades, furiosos com o sistema e extraordinariamente bem organizados através das redes sociais: os vândalos londrinos, exibem algumas das características dos manifestantes pro-democracia da 'primavera árabe'. Mas, enquanto lá os jovens saíram às ruas com a esperança de gerar uma mudança positiva, a violência na Grã-Bretanha parece quase niilista, focada nos saques e numa rápida explosão de publicidade e poder, que os jovens dos centros pobre da cidade, sentem que se lhes nega oportunidades, há muito tempo.
2. Não importa se esse desencanto alimenta protestos políticos, o extremismo, ou o delito indiscriminado e o menosprezo pela lei. O certo é que a destruição e o fogo em Londres sugerem que tanto a politica como os protestos, podem se tornar mais violentos nos próximos anos. É provável que a situação atual esteja potencializada pela ação de dois poderosos fatores: o auge das redes sociais, que permite organizar-se para levar a frente o 'poder', e os problemas econômicos que agravam as penúrias.
3. Quando o governo tentou esmagar os protestos e controlar a internet, só logrou aumentar o fogo. "Os desdobramentos de todos estes eventos é um mesmo sentimento, particularmente entre os jovens, que são os que têm energia para sair às ruas e amotinar-se. Não ocorre só aqui", disse Louise Taggart da consultoria AKE. "O risco de que isto se repita é muito grande".

No mundo todo, em toda parte, os movimentos sociais estão aflorando e marcando, definitivamente, mudanças fundamentais. Quem diria que na elegante e clássica Inglaterra existiria uma “bolha social” de miséria e desesperança que iria explodir de uma forma errada, agredindo uma Nação civilizada, mas socialmente estagnada?!?

Mauro Santayana analisa o quebra-quebra na Inglaterra/ leia aqui

Que fique o exemplo para o Brasil!
Que dos poderosos tapetes vermelhos de Brasília surja uma liderança que possa fazer a higienização política e administrativa deste país, ainda há tempo e hora!!!

7 comentários:

requeri disse...

nada me espanto diante da violência in england. sem essa de aristocracia inglesa. os hooligans existem desde o final do século passado e são sinônimo de violência. o futebol inglês que o diga.
isso não me impede de lembrar daqueles filmes de ficção, futuristas, dark.
é isso.

Anônimo disse...

Funcionou da mesma forma que funcionou para derrubar cruéis ditadores ou para alertar governos estáticos e, até certo ponto, esclerosados. Mas desta vez foi para o mal, com objetivo definido: saques, depredações, quebra-quebra e incêndios...A “bolha social” da parte pobre e desprezada dos bairros distantes londrinos explodiu...E assustou. A massa ensandecida, é sabido, é incontrolável. Ela atropela quem aparece pela frente, inclusive a polícia! A Inglaterra e o mundo civilizado pararam assustados e não é para menos. Foi um aviso escrito com o desespero de jovens castrados em seus sonhos e em suas esperanças. Lição para meditação. Os mal feitos da Ásia e da África, com seus títeres derrubados, foi aplaudido por todo o mundo. A Revolta dos Indignados na Espanha, também. E agora, com a cuspida na cara da parte da “bem” da sociedade e o ponta-pé certeiro no traseiro das acomodadas autoridades?!? É para parar e pensar muito. E o nosso Brasil com esses calhordas que rapinam o dinheiro do povo? E os “chefetes” que são poupados? ALERTA!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Marcam hora e local pelas redes sociais. É uma grande armação. Todos estão acessando para o grande encontro. Impossível controlar, as autoridades tentaram controlar a internet e não conseguiram. Procuram sustar a rebelião com a força policial, não deu certo, só fez crescer a fúria dos vândalos. A sociedade, as leis, as estruturas sociais não estavam e não estão preparadas para esse tipo de enfrentamento. Urge uma saída. Eu acredito que os governos dos países chamados do primeiro mundo devam fazer uma auto-análise para ver onde estão falhando e corrigir esses erros com urgência. E qual seria a solução para a recessão concreta dos países da Europa e para os desempregos crescentes? E a “bolha social” pobre e sem perspectivas dos bairros distantes da capital da Inglaterra? Por essa ninguém esperava. É como diz o Faustão: “Se vira nos trinta!”, ou seja, tem que haver uma solução, um ponto de equilíbrio... Na verdade, os vândalos são os desencantados do século XXI. E agora? (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Há muito tempo eu não lia uma análise tão profunda e certeira como o artigo do Mauro Santayana linkado nesse post, quando ele analisa o quebra-quebra na Inglaterra. Vejam este texto:
“Como em outras épocas, a civilização se encontra diante de uma ruptura. O sistema econômico, submetido ao domínio do capital financeiro, entra em crises sucessivas, com a criminosa especulação dos operadores no mercado de capitais. Os indignados, com razões maiores ou menores, se multiplicam. A internet substitui – é outra das surpresas da tecnologia – os agitadores de rua, na condução dos protestos. Falta apenas a ideologia, a que se referem, entre outros, Lenine e Tulard.”
É preciso que o “mundo civilizado” fique atento. São tempos de mudança. A Inglaterra apenas foi o primeiro país...
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Prezado Delmanto:
Pois é, o mundo já viu esse "filme", e foi numa época de muito luxo e mordomias da classe dominante. Refiro-me à Revolução Francesa, terrível reviravolta que produziu o "estouro da boiada" em Paris daqueles que, conforme dizia a rainha, já que "não tinham pão, que comessem bolo"! A História sempre se repete, porque é cíclica. O oriente médio puxou a fila, que subiu às Ilhas Britânicas, e pode vir descendo pela América Latina e, se a moda pegar pra valer, sai de baixo, canalhada requintada que só quer roubar o povo. Ufa! Será?
Sebastião Mendes (jspmendes@hotmail.com)

Delmanto disse...

Sem dúvida, Sebastião, a hora da “onça beber água” há de chegar nesta Terra de Santa Cruz. Eu enriqueci este texto com o artigo do Mauro Santayana, muito bom! Acho que todos esses acontecimentos estão a prenunciar tempos difíceis e para os quais a humanidade precisa de um mínimo de preparo, afinal as lideranças existem para quê? E aqui no Brasil temos que assistir a essa lambança dos Wagner Rossi, dos Sarneys e tantos políticos de “segunda classe” a dominar o cenário nacional, graças à omissão dos homens de bem e de uma oposição silenciosa, senão conivente. Grande abraço.

Anônimo disse...

Delmanto, é foto chocante mesmo! É pura barbárie... E o texto do Reinaldo Azevedo, como sempre, perfeito. E a definição: “Democracia de uniforme” É UMA PRECIOSIDADE! Exatamente isso: na crise social, quando a violência e a bandidagem lhe ameaçam, a DEMOCRACIA tem que usar o que o ESTADO DE DIREITO lhe garante, ou seja, a POLÍCIA e o EXÉRCITO!!!
Não há outro caminho para se repor a ordem pública. Marginal só entende a Lei da Força Legal! Se existe fundamento para que a juventude esteja desesperançosa, SÃO OUTROS QUINHENTOS! A violência anárquica, com saques e roubos tem que ser sustada. Afinal, a DEMOCRACIA pressupõe ORDEM e SEGURANÇA para a sociedade. Parabéns pelo post e pelos links!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Postar um comentário