setembro 23, 2011

Revolução Ética: Alberto Dines e Gabeira!


É importante o momento em que vive a Nação Brasileira. As primeiras manifestações contra a corrupção – mobilizadas pelas redes sociais – tem obtido repercussão positiva e tem demonstrado que o comando dos movimentos, desde a convocação até o evento, tem sido “livres” dos partidos e sindicatos. É que a sociedade está se organizando. É só o começo. E, sabemos todos, uma sociedade organizada constrói o seu destino!




Protesto contra a corrupção reúne 2.500 no Rio/ leia aqui

Vídeo da Manifestação contra a Corrupção no Rio / veja aqui

Exatamente por isso é que é preciso um “break”... Sim, vamos parar – sem nos desmobilizarmos ! – para ouvirmos as palavras de dois jornalistas com a credibilidade necessária para a análise real do movimento e suas perspectivas futuras. Primeiro, abaixo, a palavra sempre lúcida de Alberto Dines, que do seu Observatório da Imprensa, consegue fazer um jornalismo sério e cidadão:

“Revolução ética
Alberto Dines # editorial do “Observatório da Imprensa” na TV nº 611, exibido em 20/09/2011
Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Por casualidade, sem qualquer investigação, foi flagrada a gênese da corrupção brasileira. A persistência e virulência da imoralidade em nosso país relacionam-se diretamente com a leniência do Judiciário. Isto ficou evidente na última semana, quando o Superior Tribunal de Justiça anulou as provas coletadas pela Polícia Federal contra o clã Sarney, durante a operação Boi-Barrica.


O caso torna-se ainda mais grave quando se sabe que a divulgação destas provas contra os Sarney gerou a surpreendente mordaça imposta ao Estadão e que já dura dois anos. Também convém lembrar que o chefe do Legislativo, o senador Sarney, foi em última análise o responsável pela indicação de três dos quatro ministros demitidos pela presidente Dilma Roussef por improbidade, além de avalista dos respectivos substitutos.

A corrupção é uma deformação que não existe isolada. A corrupção necessita de uma boa base autoritária, exige um clima de ineficiência e precisa, sobretudo, de cumplicidade e segredo. Convém lembrar que o presidente do Senado, José Sarney, foi o criador dos aberrantes atos secretos usados durante anos pelos administradores da câmara alta.

A presidente Dilma Roussef está promovendo com discrição e determinação um processo de saneamento e tem sido ajudada decisivamente pela imprensa, já que os quatro ministros demitidos por corrupção foram denunciados pelos jornais.

Mas a imprensa parece embalada nas suas façanhas e glórias e esquecida de que, além de denunciar um malfeitor e noticiar a sua punição, cabe a ela acompanhar pacientemente os desdobramentos de cada caso até o ressarcimento total dos prejuízos causados ao erário. A crise moral em que nos encontramos oferece uma formidável oportunidade para a revolução ética que muitos prometeram, mas ninguém teve a coragem de começar”.


Vejam que a luta Contra a Corrupção pode ser aperfeiçoada, indo da denúncia, passando pela punição e chegando – aí é que o “bicho” pega! – até o ressarcimento total dos prejuízos causados ao Estado. Seria, nessa plenitude, a REVOLUÇÃO ÉTICA! É possível? SIM, É POSSÌVEL!!!

E complementando está nossa busca do perfil positivo das manifestações, o artigo escrito pelo Fernando Gabeira, sobre a manifestação ocorrida no Rio, da qual ele participou observando as pessoas, as suas idades cronológicas, as características da manifestação como fruto dos mais esclarecidos ou se havia um engajamento bem diversificado..., as palavras de ordem, a ausência de políticos e sindicalistas interferindo na espontaneidade da manifestação. O seu artigo, destacado no Blog do Reinaldo Azevedo, precisa ser lido. É um testemunho. A fotografia exata daquele importante momento.


Cantora Fernanda Abreu

O despertar dos indivíduos comuns, sem partido, sem pedigree e sem coleira/Reinaldo Azevedo citando Gabeira/ leia aqui

Eu queria deixar para reflexão dos que acompanham este blog, o comentário de um analista político. Ele disse, com propriedade, que corrupção existe no mundo todo e o que diferencia a corrupção brasileira das outras É A IMPUNIDADE! No Japão, além da punição, os envolvidos pedem desculpas públicas pelo seu malfeito, chegando alguns até o suicídio. Nos EUA, perdem o cargo, pedem desculpas e são afastados de seus partidos, além de responderem por seus atos na Justiça... No Brasil, só como exemplo, o deputado federal João Paulo Cunha – réu do Mensalão – é designado pela maioria(PT, PMDB,PR,PP, PDT e PTB) para ocupar a presidência da importante Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados!!!

A IMPUNIDADE é o que tem banalizado de tal forma a CORRUPÇÃO que faz com que a sociedade reaja com mais vagar e ainda com uma certa descrença nos resultados. Daí a importância do apoio da imprensa para esses movimentos. Eles não vão parar. É a ONDA DEMOCRÁTICA que está agindo no mundo e que virá – com certeza! – para transformar a nossa DEMOCRACIA-MEIA-SOLA!

A grande mídia (jornais, revistas e televisão), as redes sociais, os blogs e os sites engajados nessa HIGIENIZAÇÃO CÍVICA, precisam estar mais presentes, convocando as pessoas, destacando os eventos e cobrando da sociedade um caminhar mais célere na busca da FAXINA necessária para a Nação Brasileira!

4 comentários:

requeri disse...

sobre corrupção, é bom saber, vem do latim corruptus, e quer dizer quebrado em pedaços.
o aurélio diz que corromper quer dizer, decompor, deteriorar, apodrecer, alterar, perverter.
a corrupção pode ser reconhecida como uso de autoridade ou de poder para conseguir vantagens, utilizando grana pública em seu próprio benefício.

pronto!!! tá bom assim???
uma vez eu disse aqui: corrupção não é prerrogativa de brasileiro. mas no brasil ela recebe tramento diferente daquele que lhe dão os países íntegros.
aqui ela tem vida, é buscada, é seguida, e quem faz uso dela não tem vergonha na cara. nos usa, no japão - vc tb diz isso - políticos já cometeram suicídio, quando pegos corrompendo ou sendo corrompidos.

se o governo não tem transparência em sua administração é muito provável que essa prática obtenha incentivo.

corrupção zero é sonho, em qq país do mundo. não país isento de corrupção.
o que existe são formas diferentes de tratar com servidores e políticos corruptos.
no canadá por exemplo, os códigos de conduta ética impedem a corrupção são rígidos.
por lá, o objetivo é ... tolerância zero!!! contra a desonestidade.
no canadá, as doações de campanha têm limite mínimo, e os presentes e compensações são proibidos aos servidores públicos.

é isso.

Anônimo disse...

Essa estória de que o político “que rouba mas faz” dá para ser tolerado é coisa para “cabecinha de cloaca”. Sem essa! Roubou tem que pagar e dar o exemplo cumprindo a pena. O Brasil tem que chegar nesse nível. E não é impossível. Só para lembrar, durante o Governo do Presidente Itamar, o seu líder no Parlamento, era o atuante, competente e íntegro Deputado Federal Roberto Freire. Ontem, no horário político, por coincidência, ouvi uma mensagem desse deputado federal. Foi durante o Governo do Itamar que foi implantado o Plano Real – o presidente Itamar Franco é o PAI DO REAL ! – e fez um governo sério. Quando o seu Chefe da Casa Civil foi acusado de cometer um malfeito, de imediato o afastou até a apuração dos fatos. E foi inocentado. Mas o importante é destacar esse gesto do presidente Itamar. E, ontem, eles apresentaram uma gravação com Itamar feita antes de sua posse como Senador, Ele dizia que o Plano Real tinha que ter uma continuidade, com as reformas Tributária e Fiscal.
Sabemos que o FHC não se dedicou a isso. Contando com a “disponibilidade” do Sergio Mota, fez todo o empenho para a aprovação da Reeleição (dizem que daí é que veio a inspiração para o Mensalão), e esqueceu ou abandonou a luta pelas reformas necessárias para o Brasil. Privatizou “sem controle de qualidade” e deixou a grande obra política do Plano Real sem continuidade. É imperdoável! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Delmanto disse...

Requeri e Maria de Lourdes estão certíssimas. É importante que se destaque que não são todos os políticos que são ruins. Não, e o ex-presidente Itamar Franco é um bom exemplo. O deputado federal Roberto Freire, também. Assim como, no Senado Federal, os exemplos dos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos. Faço questão de acrescentar o ex-presidente Jânio Quadros. Quando recebeu a notícia que o seu Secretário do Planejamento na Prefeitura de São Paulo (1985) iria se casar com sua filha Tutu Quadros, imediatamente demitiu o seu auxiliar. É aquela velha história: “À mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta”.E nada de NEPOTISMO! Foi o único ex-presidente a recusar a pensão dada pelo Governo Federal. Nunca teve um malfeito debitado à sua atuação como parlamentar ou como executivo.
Resumindo: é importante a classe política e precisamos dela. O que é preciso é que haja o exemplo e que se cumpra a lei. Por exemplo: 4 Ministros foram afastados na Faxina da presidenta Dilma MAS nenhum foi punido. Como se o castigo dos culpados fosse tão somente a perda do cargo. NÃO! É preciso que haja a punição e, muito importante, que haja a reparação financeira ao Estado. A Justiça Brasileira precisa participar dessa HIGIENIZAÇÃO CÍVICA!
É isso.
Então, esses movimentos contra a corrupção e essa mobilização, via redes sociais, para que a sociedade civil se mobilize estão certos. É por aí. A sociedade organizada consegue enquadrar esses “miliantes da política” e levar o país para as reformas que são necessárias, como a Reforma Política, a Tributária e Fiscal, a Previdenciária, etc.
Vamos avante! A causa é boa! Venceremos!!!

Anônimo disse...

A palavra de Alberto Dines é respeitada por todos. Há a necessidade de nossa grande mídia dar a sua quota de contribuição a essa mobilização espontânea que está brotando na sociedade civil, já farta de tanta corrupção e, muito mais importante, farta da IMPUNIDADE. E o exemplo do STJ ao considerar como ilegais as provas da Polícia Federal contra o filho do Senador Sarney é um verdadeiro acinte. Como pode a população confiar em uma Justiça que procede dessa forma?!?
O STF já havia tido uma postura covarde no Caso Battisti. Abriu mão de um direito que era só seu, graças aos votos do Ministros nomeados pelos governos do PT, nos 8 anos do Governo Lula. Período em que a Justiça andou, sim, de OLHOS VENDADOS!
Vamos reforçar esse magnífico movimento que brotou nas redes sociais. A grande mídia não pode se esquecer de que há uma diminuição substantiva nas tiragens dos jornais tradicionais. A comunicação está mudando rapidamente e quem não estiver preparado para a transformação democrática, ficará perdido pelo caminho.
Parabéns ao Alberto Dines pelo retrato fiel que traçou do posicionamento da grande mídia e, também, ao Fernando Gabeira que, como bom repórter que foi e sempre será, foi “in loco” para auscultar a voz das ruas. Valeu. (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Postar um comentário