outubro 11, 2011

Cristo Redentor: 80 Anos!


O ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, disse uma frase que marcaria para sempre quem mora no Rio de Janeiro ou gosta da Cidade Maravilhosa. Lacerda, ao explicar que para bem administrar uma cidade seria preciso, antes, amá-la – e concluía com precisão:– “... e nada mais fácil do que amar o Rio!”

Este blog se une aos muitos que estão comemorando os 80 Anos do principal símbolo do Rio, também um símbolo expressivo do Brasil e que se transformou em uma das Sete Maravilha do Mundo: o Cristo Redentor !

- Blog do Noblat/ Charge do Chico Caruso -


Apenas para rememorar, vamos citar as Sete Maravilhas do Mundo Antigo: Jardins suspensos da Babilônia, Pirâmides de Gizé, Estátua de Zeus, Templo de Ártemis, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol da Alexandria. E as Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas (07/07/2007) em concurso popular e internacional, sob o tema “New 7 Wonders”, que contou com mais de cem milhões de votos, quando foram ELEITAS as Novas Maravilhas do Mundo: Muralha da China (China), Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), Coliseu (Roma) e Taj Mahal (Índia).

O Cristo Redentor é um monumento que retrata Jesus Cristo Está localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Se situa no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.” (Wikipédia)


A estátua do Cristo Redentor inspirou artistas e pintores e se transformou em inspiração de músicas de nosso grande compositor, Tom Jobim: Corcovado e Samba do Avião. Ouçam as músicas com Nara Leão e João Gilberto e acompanhem com as letras abaixo:

Corcovado

Um cantinho e um violão
Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama

Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar

Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor que lindo

Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama

E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é felicidade meu amor

O que é felicidade, o que é felicidade...


Samba do Avião

Minha alma canta,
Vejo o Rio de Janeiro,
Estou morrendo de saudade.
Rio, teu mar, praias sem fim,
Rio, você foi feito pra mim.
Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Rio de sol, de céu, de mar,
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Este samba é só porque,
Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar,
Seu corpo todo balançar.
Aperte o cinto, vamos chegar,
Água brilhando, olha a pista chegando,
E vamos nós.
Pousar


4 comentários:

Delmanto disse...

É uma das Sete Maravilhas do Mundo! Representa o Rio de Janeiro de braços abertos a receber todos os visitantes. Representa não só o Rio de Janeiro, mas o próprio Brasil. Tanto é assim que nas comemorações do ANO DA ITÁLIA (MOMENTO ITÁLIA/BRASIL) que está sendo comemorado em 2011, o símbolo escolhido foi uma “parceria entre o Cristo Redentor e o Coliseu de Roma”, tão bem retrato no post “Momento MAIOR Itália/Brasil = Conde Matarazzo”(04/10/2011).
Cantado em prosa e verso, inspirou Tom Jobim nas músicas “Corcovado” e “O Samba do Avião”.
No dia 12 de outubro ele comemora os seus 80 Anos!
Várias reformas em diversos períodos fizeram com que mantivesse, sempre, a beleza e a imponência que encanta e orgulha todos os brasileiros.
Salve o Cristo Redentor! Salve o Rio de Janeiro! Salve o Brasil!!!

regina claudia brandão disse...

um decreto do prefeito eduardo paes, publicado ontem no diário oficial do município, determina o tombamento definitivo do cristo redentor, instalado no corcovado.
num outro decreto de ontem, o engenheiro heitor da silva costa é reconhecido pela prefeitura como autor do monumento, pois, considera fatos novos oriundos da descoberta de farta documentação que comprova a indiscutivel autoria de heitor s costa.

http://bandnewstv.band.com.br/conteudo.asp?ID=542373

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/decreto-determina-tombamento-de-cristo-redentor-04028C9C3472D8892326?types=A&

adoro aniversários.

é isso.

Anônimo disse...

Feriadão, sem chuva e essa lembrança boa... Falam muito das diferenças entre cariocas e paulistas, mas a verdade é uma só: o paulista ama o Rio. Tomar chopp no Castelinho, quando ele ainda existia no Arpoador...Ficar por conta do tempo que passa devagar na praia de Ipanema...Caminhar na calçada famosa de Copacabana... E visitar o Pão de Açúcar, andando de bondinho e se extasiar com a vista que se tem debaixo dos braços abertos do Cristo Redentor. É programa de paulista? É, e é bom!!!
Se for animado, tem que conhecer a “Gafia Estudantina”, no centro da cidade. Já fui várias vezes e nunca tive um contratempo...
O Rio é encantador. As cariocas são mágicas. E o paulista não é de ferro...
Parabéns pelos 80 Anos do Cristo Redentor!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Requeri, muito boa a lembrança sobre o autor/idealizador da estátua do Cristo Redentor. Por muito tempo se divulgou que teria sido um presente da França para o Brasil e teria vindo desmontada de lá e montada aqui. Errado. O autor, como você bem lembrou, foi o engenheiro Heitor da Silva Costa (projeto escolhido em 1923), sendo certo que o artista plástico Carlos Oswald foi autor do desenho final do monumento e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski foi o executor do modelo das mãos. O custo da obra foi viabilizado graças às doações dos fiéis de arquidioceses e paróquias por todo o país. Resumindo: foi um presente de todo o Brasil para o Rio de Janeiro.
E concordo, como paulista, com o que disse muito bem o Rodolfo: os paulistas amam o Rio. E acrescentaria uma visita ao antigo Bar do Veloso, hoje denominado Bar “Garota de Ipanema”, na rua que leva o nome do nosso poeta: Rua Vinicius de Moraes...E deixar o tempo passar sentado em uma das mesas do bar, quem sabe naquela na qual estavam Tom Jobim e Vinicius de Moraes quando viram a musa passando e fizeram a música mais tocada no mundo: Garota de Ipanema.
Salve, Rio de Janeiro, parabéns aos 80 Anos do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo!

Postar um comentário