março 18, 2012

Renan Calheiros no rés-do-chão!


Já demos como exemplo a expressão “rés-do-chão”, para caracterizar uma situação difícil, quase chegando na expressão “no fundo do poço”... Isso porque, em Portugal, nos prédios, os elevadores não tem, como no Brasil, o “térreo” e, sim, o “rés-do-chão”! Até em São Paulo, o antigo prédio da LIGHT (majestoso ao lado do Viaduto do Anhangabaú), depois da ELETROPAULO e, hoje, é um Shopping, em seus elevadores marca, ao invés de “térreo”, “rés-do-chão”!
Já dissemos que a educação do Brasil precisa reagir, sair do “rés-do-chão” e realizar a grande revolução cultural que nos levará a um futuro seguro e auto-sustentável. E, agora, com precisão, o jornalista e blogueiro Ricardo Noblat usa a expressão “rés-do-chão” para caracterizar a atuação desastrosa, diria até “politicamente criminosa” de afastar da Comissão de Constituição e Justiça (???) dois políticos exemplares (Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos) e que, obviamente, se transformaram em obstáculos aos objetivos de Renan Calheiros... O artigo O que fez Renan. E o que ele é (05/10/2007)”, publicado hoje (18/03/2012), nos mostra a pobreza política que vive o Brasil e a urgência em sairmos da “rés-do-chão”:
“Quando adolescente, descobri a expressão rés-do-chão em um romance francês. No início do século XIX, um dos personagens do romance levava vida modesta ao rés-do-chão de um pardieiro em Paris. Estamos de acordo que o Senado está sendo empurrado por Renan para o andar térreo mais enlameado de sua história, não estamos? Mas o que isso tem a ver com o golpe aplicado por Renan em Simon e Jarbas? Tudo, ora.
Do rés-do-chão onde se encontra, e para onde procura atrair seus colegas, Renan cometeu uma patifaria – mais uma. Alvíssaras! Imagino finalmente ter encontrado a palavra certa para definir a ação de Renan - patifaria. Autor de patifaria é patife. E patife quer dizer velhaco, pusilânime ou covarde, alguém capaz de mandar todos os escrúpulos às favas para alcançar seus objetivos por quaisquer meios - de preferência os ilícitos.
O irônico é que quanto mais forte Renan parece estar, mais fraco se revela. Não se arrisca a passear na rua ou a freqüentar shoppings. Não tem peito de voar em avião comercial. Vive cercado de seguranças na residência oficial do presidente do Senado. A essa altura, depois de manipular a maioria dos seus pares e o governo nos últimos cinco meses, é um político desmoralizado. Que quer dizer, segundo Aurélio, desacreditado, estragado...”
E concluía:
“Debrucei-me durante a madrugada sobre um volume puído do dicionário do Aurélio à procura de uma palavra que definisse com razoável precisão o ato de Renan Calheiros de defenestrar da Comissão de Constituição e Justiça do Senado seus colegas Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos - ambos fundadores do PMDB. O lugar deles será ocupado por Almeida Lima (SE) e Paulo Duque (RJ), clientes de favores e servos fiéis de Renan.
Sim, porque foi Renan que decidiu substituir Simon e Jarbas. Ou vocês duvidam que ele segue mandando em quase todos os senadores do PMDB e em senadores de outros partidos reféns dos seus dossiês? Por acaso Valdir Raupp (RO), líder do partido e executor da ordem contra Simon e Jarbas, é algo além de um reles tarefeiro de Renan - assim como tarefeiro e reles é também Leomar Quintanilha (TO), presidente do Conselho de Ética do Senado?”
É chegada a hora da “sociedade civil organizada”, da “intelligentzia brasileira”, tomar a frente das mobilizações populares e limpar o país de políticos como José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros! No artigo que fizemos sobre Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos expressamos a importância HISTÓRICA desses dois políticos brasileiros!

PMDB: É a volta às origens?!?/ leia aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Até os “ficha sujas” vão ditar as regras no Congresso. O Sarney vai contar com seu “irmão” Jader Barbalho que com o Renam Calheiros vão fazer as novas normas eleitorais do Brasil. Dá para acreditar? E na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça é o Deputado João Paulo Cunha (réu no processo do Mensalão) dá para acreditar? E o Maluf está lá, o Tiririca também.
O povo precisa reagir, na maciota não vamos a lugar nenhum. O Brasil está esperando que seu povo se mobilize, pô!!! (luisroberto-souza@yahoo.com.br

Anônimo disse...

O PMDB foi o maior instrumento político na luta pela volta do país ao Estado de Direito. Indiscutível a sua importância na redemocratização do Brasil. Com a morte de Tancredo Neves e a subida de Sarney à presidência da república a coisa começou a mudar...Na presidência, Sarney tentou o tempo todo evitar a liderança natural de Ulisses Guimarães, o “Senhor Diretas Já!” Cinco anos boicotando o PMDB Autêntico e colocando no partido o seu pessoal, ou seja, a “turma da pesada” que sempre o acompanha, conseguiu minar de vez o partido. Agora, sob a liderança desses dois peemedebistas autênticos , “Os Rebeldes do PMDB”, Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, renascem as esperanças de recuperação do partido para a grande batalha que será a luta da sociedade organizada por uma Constituinte que promova as reformas necessárias. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Falar na luta pelas “Diretas Já” é uma benção! Lembrar das lideranças de Franco Montoro e Ulisses Guimarães. O país todo mobilizado a caminho da democratização. Tudo pronto com a eleição de Tancredo Neves e, daí, o grande azar: o Sarney “ganhou” a presidência e começou a fazer o que fez a vida toda: boicotar os democratas e a ajudar o seu “grupinho...Deu no que deu...Conseguiu ficar 5 anos no “puder”, quase levou o país ao desastre econômico com seus planos cruzados e deixou o PMDB com a cara que ele tem hoje! É preciso mudar e se depender dos senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, ainda veremos o PMDB com a cara do “Manda Brasa”, com a cara e a força do antigo MDB. Eu acredito. O Brasil precisa. E esses malandros precisam ser postos para correr. Chega de picaretagem política! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Janio comentou a notícia Renan Calheiros no rés-do-chão!.

Comentário:
DELMANTO, LUGAR DESSA GENTE, COMO CUSTUMO DIZER, É NUM PICADEIRO,
POIS LÁ É O LUGAR CERTO PARA PANTOMIMAS.
JANIO, UM ABRAÇÃO

www.piadaspop.blogspot.com

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=renan-calheiros-no-res-do-chao&c=1522538

Postar um comentário