abril 20, 2012

Hipocrisia e Culpa - Artigo de Arthur Virgílio -






HIPOCRISIA E CULPA
*ARTHUR VIRGÍLIO

          O ex-Presidente Lula se move pela ambição desmedida de poder e é vítima do ódio que lhe domina a alma. O ódio leva ao egoísmo e este cega seus portadores.

          A chamada CPI do Cachoeira, a depender de Lula, será instrumento de perseguição a adversários políticos e proteção a bandidos aliados, jamais de busca sincera da verdade. Seus objetivos, aliás, são dois: vingar-se do governador de Goiás, Marconi Perillo, que cometeu o “crime” de lhe dizer que havia uma quadrilha montada dentro do governo federal para comprar deputados e assaltar, organizadamente, os cofres públicos. E, sem dúvida, procurar embaralhar o julgamento dos mensaleiros, que deverá ocorrer ainda neste semestre.

          Sobre Marconi, afirmo com serenidade: ainda não vi nada de concreto que o incriminasse. Ao contrário, por exemplo, do governador petista do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que dificilmente escapará do impeachment. Mantenho, portanto, a crença, no meu companheiro de partido não por essa condição e sim porque ainda não li ou vi nada que o pusesse na condição de réu.

          Lula se engana se pensa que poderá controlar o rumo das investigações, poupando uns e inventando culpas para outros. Com a imprensa livre e a democracia com que contamos, a verdade aparecerá, a despeito de tropas de choque e de maiorias parlamentares. Sua excelência, o fato falará mais alto que artificialismos e gestos espúrios e desonestos.

          Quem tiver culpa no cartório deve pagar, pertença a que partido pertencer, dirija esta ou aquela empresa. É isso que o Brasil honrado espera dos seus representantes legislativos.

          Se Lula agisse de boa fé, não mentiria dizendo que nunca houve mensalão. Afinal, ele mesmo, à época do escândalo, foi à televisão pedir desculpas à nação. Falou-se até em refundar o PT. Lula acenava para as oposições com a proposta de não disputar a reeleição, em troca de não ser proposto seu impedimento.

          José Dirceu, Silvinho “Land Rover” (que até já cumpriu pena alternativa para se livrar do processo), Delúbio, João Paulo Cunha e outros do mesmo naipe não escaparão do exame de seus atos pela mais alta corte judicial do país. E, ao mesmo tempo, continuo esperando que Fernando Cavendish e Carlos Cachoeira (que paga R$15 milhões ao brilhante advogado e petista tendencioso Marcio Tomas Bastos para defendê-lo) falem tudo que sabem da “República do rabo preso”. Tudo mesmo, sem omitir nada e nem ninguém. Sem mentir, sem inventar, sem tergiversar.

          Aguardemos para ver se a CPMI será – ou não – uma fraude a mais no extenso rol de dossiês fajutos, corrupção sistêmica e engodos. A sociedade logo perceberá se será a sinceridade ou a perfídia a presidir o inquérito.

          Uma coisa, no entanto, é certa: o julgamento dos mensaleiros deverá ser para valer. Espero que, brevemente, estejam punidos tanto quanto os que se envolveram, de fato, no esquema de Cachoeira e da Delta Construções, a empreiteira preferida do PAC.

          Chega de hipocrisia!

          *Diplomata, foi líder do PSDB no Senado   

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a verdade! Me ajuda aí, ô meu irmão! Este país precisa de uma mudança URGETE!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Por quê será que no Congresso Nacional não se ouve argumentos como o do Arthur Virgílio? Especialmente de São Paulo, o que será que faz o senador Aloísio Nunes? O Suplicy e a Marta são petistas, tudo bem, estão no papel deles, mas esse Aloísio sempre, desde a época do Montoro, sempre fazendo jogo duplo. Nunca está por baixo...Nos governos do Quércia e do Fleury “nadou” de braçada, foi até vice do Fleury e foi ministro do FHC, dá pra entender?!? Gente assim é fogo... Parabéns ao Arthur Virgílio, continua com o mesmo ímpeto de quando era líder do PSDB no Senado. Boa! Valeu!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário