abril 14, 2012

Nossa Cidade, Nossa Pátria...


NOSSA CIDADE, NOSSA PÁTRIA...

“...Para mim, uma cidade sem passado, sem lembrança concreta dos seus antepassados, sem as impressões digitais de sua história, me confrange...”
                                                           PAULO FRANCIS


Com o mesmo ímpeto do primeiro artigo escrito em 1963, com a mão trêmula de medo do iniciante mas com o coração cheio de sonho do jovem, continuamos a nossa caminhada jornalística. O ano de 1963 vai longe como longe estão os 17 anos do então estudante do 1º científico do Colégio La Salle. Mas o sonho, hoje , tem a mesma intensidade. A nossa geração soube sonhar e viver com intensidade; às vezes o sonho era tão delirante que o sonho de um se enroscava no sonho do outro. Mas se sonhava muito. E saia faísca e saia fumaça e saiam fogo e relâmpagos e trovões...

Mas o objetivo é sempre o mesmo. O objetivo é Botucatu, a cidade de Botucatu: sua gente, suas coisas, seus problemas, suas perspectivas... Mas só Botucatu, ou antes e melhor, sempre Botucatu...

Com o mesmo espírito, com o mesmo sonho do iniciante, mas com a segurança de quem já caminhou muito, já tropeçou muito e sempre soube se levantar, é que continuamos nossa caminhada peabiruana... Depois de seis livros dedicados a Botucatu e de cinco jornais botucatuenses, chegamos à internet e ao primeiro “livro digital” : “A HISTÓRIA DE BOTUCATU”. E veio o Blog do Delmanto e a grande abertura dada pela “Revolução da Informática” que democratizou a comunicação, reduziu drasticamente as distâncias e nos transformou, realmente, em uma “Aldeia Global”!

Acredito que o saudoso mestre Agostinho Minicucci estava certo quando escrevia sobre a minha relação com a cidade:
 “... o seu entranhado amor a Botucatu é algo de um Édipo inteligente e psicanalizado que soube dignificar a mãe-pátria na sua cidade, no sentido de que elas, as cidades, as vilas, as fazendas compõem o país. Quem ama o seu torrão natal é um grande patriota, que idolatra o seu berço para enaltecer a grandiosidade da nação... A nossa cidade tem muitos traços de sua personalidade e a sua personalidade é uma extensão e decorrência de Botucatu. Há pessoas que se ligam de tal forma, a eventos, fatos, cidades, tradições e, por que não a Destino, que eu poderia dizer: - Botucatu é o Delmanto...”

RESUMINDO: É DESTINO!
E um bom Destino. Um Destino Municipalista, fazendo da nossa cidade a nossa Pátria! Faço os meus trabalhos com entusiasmo. Vibro com a vitalidade dessa Cidade dos “Bons Ares e das Boas Escolas”, que se renova a cada dia e que, hoje, ao comemorar seus 157 Anos, encanta e envolve a todos seus filhos, os naturais e os que a adotaram por livre, espontânea e afetiva vontade!
PARABÉNS , BOTUCATU!
FELICIDADES!!!

9 comentários:

Delmanto disse...

No dia do aniversário de Botucatu – 14 de abril! – nada melhor do que relembrar uma das mais belas páginas escritas para Botucatu por aquele que é considerado o “PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS”: PAULO BOMFIM:
NA CARTA DE PAULO BOMFIM A EXALTAÇÃO A BOTUCATU:
Em agradecimento por ter recebido o livro “Memórias de Botucatu II”, no ano de 1993, o PRÍNCIPE DOS POETAS, Decano da Academia Paulista de Letras, escreveu carta-homenagem a Botucatu onde expressa o seu amor pela cidade, sua admiração pelos grandes vultos do passado e a amizade que o liga à cidade “dos bons ares e das boas escolas”:
“Armando,
Estou encantado com o convívio de suas “Memórias de Botucatu”. Guardo de sua cidade a melhor das lembranças quando fui hóspede de Paganini e Agnelo.
Botucatu de Alcides Ferrari, Rafael Ferraz de Sampaio, Alceu Maynard de Araújo, Ibiapaba Martins, Francisco Marins, Hernâni Donato, Armando Delmanto e tantos outros amigos, é hoje poesia no coração do poeta.
Ainda há pouco, recordava com Laudo Natel o encanto das noites de sua cidade e o carinho de sua gente. Um abraço muito grande do seu irmão em Arruda Camargo e Ibrahim Nobre,
PAULO BOMFIM”.

Delmanto disse...

E Paulo Bomfim, o decano da Academia Paulista de Letras, considerado o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, consagrou Botucatu em uma poesia inesquecível! É REGISTRO HISTÓRICO:

“EU VOU PRA BOTUCATU”
Eu vou pra Botucatu
À procura de bons ares,
Em busca daquelas noites
Onde o sono vai chegando
Com sabor de serenata.
Eu vou pra Botucatu
Para rever a saudade
De Alceu Maynard de Araújo
E Ibiapaba Martins.
E ouvir Zalina Rolim
Conversar na tarde calma
Com seu gatinho “Cetim”.
Eu vou pra Botucatu
Pedir bênção a D.Zioni,
Lembrar Alcides Ferrari,
Abraçar a Pedro Chaves,
Jogar tênis com Agnelo,
Caminhar com Paganini
E ouvir os casos caboclos
De um professor de ginástica
Chamado Cornélio Pires.
Eu vou pra Botucatu
À procura de mim mesmo,
Das lembranças que carrego
Em bagagens andarilhas,
Dessa rosa de ternura
Que trouxe em minha lapela.
E um dia quando a saudade
Encilhar o meu cavalo,
Eu telefono ao Marins,
Peço ao Hernâni Donato
O mapa do Peabiru,
E galgarei essas serras
Repetindo nas quebradas:
- Eu vou pra Botucatu!”
PAULO BOMFIM”

Anônimo disse...

É muito bom ler essas lembranças positivas sobre Botucatu. Mas não podemos esquecer que nesta semana comemorativa de seu aniversário, vimos com tristeza a Estação Rodoviária debaixo das águas, os ônibus parados, ilhados, todas as vias de acesso interrompidas pelo planejamento errado da Prefeitura que não resiste a um temporal. E a isso se somou o congestionamento gigante ocasionado pelo fechamento da Praça da Catedral, por onde flui os carros que levam e trazem os alunos das principais escolas localizadas no entorno dessa praça. É muita falta de visão ou é uma visão provinciana, tipo pequena cidade parada no tempo. Nas comemorações de seu aniversário, Botucatu merecia um maior respeito de nossos homens públicos! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

No aniversário de Botucatu vamos lembrar que São Paulo está inviável como Capital do Estado. O caminho e a solução é MUDAR para o interior – para o Coração Geográfico do Estado:Botucatu! O governador Geraldo Alckminn pode ser o novo Juscelino Kubischeck. Ele conhece o Estado como ninguém e poderá realizar com certeza a mudança da Capital para o interior do Estado, no “Quadrilátero Central”. E ele tem tempo, pois poderá ser reeleito e governar São Paulo por + 8 anos, e, realizar a mudança da Capital CONSAGRA qualquer político. A presidência, depois, vai “cair” no colo. Ninguém segura mais!!! Vamos ser ousados e sair desta mesmisse e, como diz o FHC, chega de hem-hem-hem!!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

OLAVO PINHEIRO GODOY – Escritor, ex-Presidente do Centro Cultural de Botucatu e Membro da Academia Botucatuense de Letras:

Caro amigo Delmanto,

Somos provincianos! Amamos o pequeno pedaço de chão e afirmamos como Eça de Queiroz : "Sou um pobre homem da Povoa do Varzim".
Lutamos pela preservação de nossa história - que é épica! Botucatu é a nossa Pasárgada! Estamos sufocados pela modernidade: transito ,e muitas coisas que culpamos os politicos. Nesse 14 de Abril agitamos a bandeira da preservação da Estação Ferroviária - que foi prometida em gestões anteriores e ,ainda vive no abandono. Vamos lutar pela duplicação da estrada Domingos Sartori ( Rubião Junior ) com pista para ciclovias. Aliás, essa via já se transformou numa avenida!
Desenvolver a agricultura no municipio para segurar o homem no campo. Criar pequenas comunidades agricolas, produzindo um pouco de tudo, como fez Tolstoi. Ser auto-suficientes!
Eliminar gastos desnecessários na politica,como salários para vereadores. Transformar o homem público em cidadão e não funcionário!
Deixar de gastar o erário com aluguéis absurdos e desnecessários! Descentralizar o poder público em área que acolha todos os Departamentos municipais em um único lugar.
Conscientizar a população, principalmente os jovens estudantes, da importância da preservação dos bens públicos. Você já reparou há quantos anos que os tradicionais lagos da praça Rubião Junior ( fronteiriça à Catedral ) não recebem água. E a fonte luminosa, no coração da cidade, completamente seca!
Não dá para continuar enumerando as mazelas da cidade. São tantas! E somos botucatuenses! Vamos amar e ajudar na preservação da provinciana Botucatu. A Pátria Pequena, no dizer de Hernâni Donato.

Parabéns, Botucatu!

Olavo Pinheiro Godoy
(olavogodoy@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Salve, Olavo!
O intelectual que vive com intensidade os problemas da sua cidade...
Isso é cidadania! Isso é a certeza de que podemos ter esperanças no futuro e que Botucatu receberá a atenção cívica de seus homens públicos.
É tão fácil fazer promessas em períodos eleitorais... Mas o tempo é implacável com aqueles que brincam com os destinos das comunidades interioranas. Sempre afirmamos que não é na Federação e nem no Estado que vive, sonha e luta o cidadão: é no MUNICÍPIO que desenvolvemos o espírito cívico e construímos a Pátria Amada!
Vamos comemorar o Aniversário de Botucatu – 157 Anos! – lembrando sempre das palavras do mestre Agostinho Minicucci: “Quem ama o seu torrão natal é um grande patriota, que idolatra o seu berço para enaltecer a grandiosidade da nação...”
Grande abraço e obrigado pelo comentário positivo e substancioso.

Anônimo disse...

“Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar ...” É isso, Delmanto. Simples assim. A cidade de Botucatu, nesta noite de seu aniversário, vai arrepiar seus paralelepípedos centenários e o brio de seus cidadãos pelo descaso e incompetência de suas autoridades. A cadeia pública da cidade está com mais que o dobro de presos que poderia abrigar. E o CDP, facilmente prometido nas eleições, ainda nem começou a sua construção. A Prefeitura alugou e comprou prédios para a instalação do AME e da Rede Lucy Montoro, também prometidas nas eleições, e nada... O Pronto Socorro Municipal deixado pronto pela administração anterior, levou mais de um ano para ser entregue e foi repassado para a FAMESP: governar assim é fácil...
É meu amigo, nesta noite, “cada paralelipípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar...”(Chico Buarque)
(carla.bueno2011@uol.com.br)

Anônimo disse...

Nos comentários foi tocado em um ponto muito importante para os municípios. Na minha cidade também houve a tentativa de ação de maus políticos quebrando a Autonomia Municipal, através da “entrega” de serviços de competência do próprio município ao Estado ou terceirizando os serviços com terceiros. O grande exemplo sempre foi a SABESP. Os municípios, no Regime Militar, foram pressionados para entregarem seus Serviços de Água e Esgoto a empresas estaduais. A minha cidade resistiu. Somente os municípios politicamente fortes e bem governados, resistiram. Mas um bom número cedeu à pressão e “entregou” o serviço de água e esgoto...Um serviço típico do município. Resultado: onde tem SABESP existe um verdadeiro cabidão de empregos para os “cupinchas”... Chefe, Sub-Chefe, quase chefe, assessor do quase chefe e etc. E, agora com a Saúde, estão fazendo a mesma coisa. Quebram a Autonomia Municipal, deixam a responsabilidade da autoridade municipal em controlar, melhorar e FISCALIZAR o bom atendimento à população e “entregam” para o Estado ou terceiros a gestão completa dessa área. Estão LESANDO o próprio município!
Vamos lutar pela volta da Autonomia Municipal na prestação de Serviços Básicos para a comunidade. Saúde, Educação, Água e Esgoto , Transporte e Coleta de Lixo.
VAMOS TRABALHAR!
ESTAMOS DE OLHO!!!! (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

requeri disse...

que bom!!!
vc não fez uso da mesmíce pro parabéns a você da sua cidade.
um tiro certeiro cujo andamento segue reto por linhas diferentes.

não conheço mas ... parabéns botucatu!!!

é isso.

Postar um comentário