agosto 22, 2012

Chega de Chorumelas...

Chega de Chorumelas...

É impressionante como tem sido animador o desempenho do ministro Joaquim Barbosa. É um estudioso. É meticuloso. E é INTRANSIGENTE com a deslealdade e com as pressões indevidas. Jurista emérito, nos dá verdadeira aula de Direito...

Por outro lado, como já afirmamos e destacamos tantas vezes, tem o ministro Ricardo Lewandowisk, claramente posicionado pró-mensaleiros e a favor da protelação do julgamento de tal forma que tem revoltado a todos os interessados em que se aplique a JUSTIÇA!

Nesse aspecto, assume grande importância o voto do ministro Cezar Peluso. Tendo que se aposentar em 3 de setembro, Peluso não participará de todo o julgamento... Mas poderá apresentar seu voto completo em sua primeira manifestação. O Regimento do STF permite. Peluso foi o presidente que antecedeu a Ayres Brito. Graças a ele o processo não dormitou indevidamente em “gavetas” indevidas... Conhece o processo TODO. É importante a sua manifestação, através do VOTO COMPLETO, no julgamento do MENSALÃO!

O jornalista Carlos Newton, da “Tribuna da Imprensa”, de 22/08/2012, escreveu o artigo “Afinal, qual é o problema de Cezar Peluso antecipar seus votos?”. Perfeito. Precisa ser lido por todos que estamos interessados no JULGAMENTO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO BRASIL!!! Vamos ao texto:
Carlos Newton

Os advogados de defesa dos mensaleiros, liderados pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, fazem um escarcéu com o fato de o ministro Cezar Peluso ter de aposentar dia 3 de setembro e participar do julgamento do mensalão pela última vez dia 31 de agosto, que cai numa sexta-feira. A se acreditar nos ilustres causídicos, haveria até inconstitucionalidade se o ministro deixasse de votar as últimas fatias do caso do mensalão.
Afinal, por que o ministro Cezar Peluso não poderá antecipar suas últimos votos. Em que dispositivo do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal está determinada esta proibição?
É tudo uma grande conversa fiada, que faz parte do jus sperniandi de advogados insatisfeitos e sem argumentação válida para apresentar. Justamente por isso, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, já afirmou que “fica a critério” do ministro Cezar Peluso decidir se vai pedir para antecipar o seu voto sobre o mensalão.
###
ORDEM DE VOTAÇÃO
Como se sabe, pela ordem de votação, Peluso é sempre o sétimo a apresentar seu voto. Como o ministro precisa se aposentar até o dia 3 de setembro, quando ele completa 70 anos, ele deve participar de no máximo mais cinco sessões.
Como o Supremo decidiu fazer uma votação fatiada, analisando a denúncia em blocos e não de uma única vez, é lógico que se tornou impossível a participação de Peluso na análise dos crimes imputados aos principais políticos, entre eles o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.
“Eu ainda não conversei com o ministro Peluso. Fica a critério dele [a antecipação]“, disse Ayres Britto à Folha.
Segundo advogados dos réus do mensalão, a antecipação do inteiro teor pode ferir o Regimento do Supremo, porque o artigo 135 do Regimento estabelece que “concluído o debate oral, o presidente tomará os votos do relator, do revisor, se houver, e dos outros ministros, na ordem inversa de antiguidade”.
Mas acontece que o parágrafo primeiro do mesmo artigo estabelece o seguinte: “Os Ministros poderão antecipar o voto se o Presidente autorizar”.
Então, como dizia o cantor ator Francisco Milani, que adorava política, era comunista e chegou a ser vereador no Rio de Janeiro, “não me venham com chorumelas…”

4 comentários:

Anônimo disse...

“Chega de Chorumelas...” É isso! Vamos atropelar a “bandidagem”! O MENSALÃO precisa ser acompanhado por todos os brasileiros e tem que PUNIR!!! Chega de IMPUNIDADE!!! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Gosto de acompanhar a opinião dos jornalistas tarimbados e sérios. O Augusto Nunes, em seu blog, disse o seguinte sobre o Mensalão:
“É compreensível, portanto, a reação indignada da tropa de bacharéis que, chefiada por Márcio Thomaz Bastos, luta pelo triunfo da injustiça. A primeira parte do voto de Joaquim Barbosa já implodiu a falácia forjada para transformar roubalheira deslavada em “recursos não contabilizados” e assalto a cofres públicos em “dinheiro de caixa 2″. Os argumentos do relator estão frescos demais na memória nacional. “Quero ver quem vai conseguir rebater o meu voto sem apelar para o blá blá blá”, disse Joaquim Barbosa”

Ele está certo. Esse Márcio Thomaz Bastos além de ter uma argumentação bem “fraquinha”, abusa de sua ligação com o “Puder” para ficar se exibindo. O Brasil está de “olho” nesse advogado que traz o carimbo de “suspeito” nas costas.
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Eu gosto do jeitão do ministro Joaquim Barbosa e acho esse Lewndoswisk com cara de "não confiável"...
Impunidade NUNCA mais!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O Tutty Vasques em sua coluna no "Estadão" acertou uma "direta" no ministro Ricardo Lewandowiski:
"Amarelovski
Na hora do voto, não rolou o anunciado contraponto do revisor ao voto do relator Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão.

Em linguagem jurídica, o ministro Ricardo Lewandovski “amarelou”.
Éssa é a pura verdade!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário