novembro 22, 2012

Hernâni Donato:
o grande Escritor...
Saudades!

Faleceu, hoje, na capital paulista, o grande escritor, historiador e jornalista HERNÂNI DONATO (1922 – 2012). Na Academia Paulista de Letras formou o “trio botucatuense”, com Alceu Maynard Araújo e Francisco Marins. Com seu colega de estudos na adolescência, Francisco Marins, ocupou por duas gestões a Secretaria da APL, com Francisco Marins na Presidência. Pertenceu a inúmeras Academias de Letras do Brasil e do Exterior. Era PRESIDENTE EMÉRITO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO.
Foi autor de filmes que marcaram o início do cinema nacional, como Chão Bruto e Selva Trágica. Com atuação profissional na imprensa paulistana, atuou na Editora Abril e na Editora Melhoramentos. Com extensa lista de livros publicados, inclusive traduções dos clássicos da literatura, como a “Divina Comédia, de Dante”. Para sua terra natal, Botucatu, deixou o “Achegas para a História de Botucatu” – verdadeira bíblia para os botucatuenses que lá encontram, em detalhes, o histórico da formação e evolução de seu município.

(ilustração de Vinicio Aloise)

Foi um incentivador da juventude. Em 1970, ao lançar o jornal “Vanguarda de Botucatu”, Hernâni escreveu um artigo mágico a impulsionar os jovens participantes daquela iniciativa jornalística. Escreveu outro artigo quando o jornal completou 10 anos. E sempre, em todas as edições da revista botucatuense de cultura, a PEABIRU, fazia questão de deixar a sua mensagem, sempre positiva. O seu primeiro artigo merece ser lido:

"Um Voto Esperançoso...Mais Um
Rapazes: o diretor do jornal não brinca em serviço.  Chegou e mandou: Vanguarda quer inovar.  Sacuda a nossa moçada.  Dê-lhe um plá dosado para os males de Botucatu.
Bom, não tenho receituário para uso dos moços que insistem em abrir o seu caminho dinamitando a estradinha aberta pelos mais velhos.  Mas concordo em que para Botucatu, o momento, mais do que nunca, é o de balançar a roseira.  Mais do que nunca porque ela goza de privilégio único de receber, de golpe, o enriquecimento do sangue novo de milhares de universitários.  Gente de sangue quente, às vezes descontrolada exatamente por causa do sistemático "pé na tábua"em que vive, mas de cuja generosidade é possível esperar tudo.  Mesmo aquilo que é mais necessário para a cidade: giro de duzentos graus na bússola do comportamento coletivo.
Vou lhes dar 3 diagnósticos para um mal que é típico da gente serraçumana.
1º ato: Cornélio Pires, no palco do Casino, fim dos anos 30: "é difícil entender este povo.  Gosta das minhas piadas porque ri de estourar.  Mas não move as mãos, não aplaude.  É frio!".
2º ato: um humilde botucatuense que nos anos 40 chegou a campeão brasileiro de um certo esporte: "o pessoal, lá na terra, parece que tem vergonha de me cumprimentar.  É onde menos sou festejado!".
3º ato: d. Frei Henrique, anos 50, assistindo a um bem organizado desfile cívico-religioso, ali na Cel. Moura:  "Aplaudam.  Vamos aplaudir, ó povo frio.  Não sabem o trabalho que dá?".
Tradução: se a rapaziada que forma com a Vanguarda ou em torno dela - excluída toda e qualquer conotação político-partidária - tem mensagem ou acredita tê-la e quer fazer algo pela cidade, não espere compreensão, nem aproveitar fundamentos existentes. Comece da base, feche os ouvidos, abra os olhos, veja as nossas lições mais práticas da história local e geral.  E construa o legado da sua geração.  Não espere aplausos.  Haverá exceções, busca de diálogo, oferecimento de ajuda que afinal os voluntariosos estão em toda parte.
Se a bandeira da Vanguarda é fazer e renovar, não atacar ou destruir, tem um  campo largo pela frente.  E merece o apoio de quem sente que é preciso mudar a mentalidade para não ter que mudar de cidade.  Espero que Vanguarda, liberta de ganchos políticos que a limitem e imobilizem, tenha forças para resistir aqueles que vão tentar destruí-la, pela omissão; negá-la, pela tentativa do ridículo; esfriá-la, pela inércia com que gelaram tantos outros empreendimentos igualmente generosos; desviá-la pelo descrédito organizado e sistemático.  E que ajude a repor Botucatu entre as primeiras das nossas cidades.  Se ela perdeu - quem negará que ela tenha perdido lastro, infelizmente? - foi só por culpa da sua gente.  Gente que brinca com o futuro, com o voto, com as lideranças.  Estou exagerando?  Voltem a cabeça e vejam as conquistas e realizações dos últimos 10 anos.  Individualizem os seus idealizadores.  A constatação será melancólica.
Por isso - sem que isto signifique pronunciamento político ou grupal, mas apenas mais um voto de esperança, confio em Vanguarda.  Como em todo movimento de juventude.  Nós já tivemos freios demais.  Precisamos de bons aceleradores.
Toque aqui, Vanguarda !  Prá frentex, gente."
O posicionamento de Hernâni Donato não deixa de ser uma aula de sociologia "botucuda".  Era o quadro, sem tirar nem por, de nossa sociedade sedimentada mas com falta de perspectivas para o futuro...
No 10º aniversário do "Vanguarda de Botucatu", em 1980, mais uma vez a palavra amiga e incentivadora de Hernâni:
"Pelos Primeiros Dez Anos de o "Vanguarda"
Segundo as agências de propaganda, um jornal atinge a maioridade ao superar a marca do ano de publicação.  Este período está para o jornalismo, assim como o nada saudoso "mal de sete dias"estava para crônica da mortalidade infantil nos velhos tempos.  Mas, quando se trata de jornal interiorano, elas, as agências, exigem três anos de publicação.  Aí sim, passam as folhas caboclas a gozar do "status" de jornal a merecer conceito, às vezes até uma programação que lhe oxigene os pulmões financeiros.
Pois o jornal do Delmanto está quebrando a barreira dos dez anos.  Mesmo quantos não subscrevem a linha política que le imprimiu ou imprime ao "seu" jornal, hão de parabenizá-lo por vir respondendo ao gongo que tiranicamente o convoca para novos assaltos dessa luta sem intervalos que é o fazer imprensa.  Principalmente - isto já é um refrão mas nem por isso é menos verdade - principalmente, imprensa interiorana.
Quantos amem Botucatu e respeitem o jornalismo - uma das formas de manter dignas as comunidades - hão de fazer coro ao nosso voto: o de que, pelos decênios em fora, o Armando saiba fazer bem o seu jornal.  E seja feliz com ele e por ele".

FOTO HISTÓRICA DA COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ABL:
Saudação feita pelo Acadêmico ARMANDO MORAES DELMANTO ao escritor e historiador botucatuenseHERNÂNI DONATO, em 29/03/2001, durante a SESSÃO MAGNA conjunta das ACADEMIAS PAULISTA E BOTUCATUENSE DE LETRAS, por ocasião da entrega do troféu "FLOR ROXA DE TAQUARA-PÓCA", por sua atuação positiva a favor da História de Botucatu.


-Excelentíssimos Senhores Membros Efetivos das Academias Brasileira, Paulista e Botucatuense de Letras,
-Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas,
-Casal Anfitrião, Dr. Francisco Marins e Dona Elvira,
-Familiares do saudoso Prof. Pedreti Neto,
-Familiares do Acadêmico Hernâni Donato,
-Senhoras e Senhores.
No final do ano passado, Hernâni Donato proferiu palestra no prestigioso Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Foi um sucesso. A revista Problemas Brasileiros, de janeiro/fevereiro deste ano trouxe, como encarte, a sua palestra: "No Brasil, o Paraíso - Um mito do descobrimento". Hernâni teve a gentileza de enviar-me o texto. Pois bem, li de um só fôlego o trabalho. E, ao agradecer por carta, conclui dizendo que o trabalho era fabuloso. E destaquei com letras maiúsculas e exclamações !!! (FABULOSO!!!!!)
Pois é com esse espírito e entusiasmo que faço, hoje, a saudação a Hernâni Donato.
Caríssimos Presidentes Erwin Theodor Rosenthal e Celso Vieira, SEM EXAGERO, podemos afirmar que o trabalho intelectual de Hernâni Donato é fabuloso. FABULOSO!!!!!
São mais de 60 livros! Desde livros infanto-juvenis, a contos, romances, traduções, biografias e historiografia. Historiografia de São Paulo ("A Revolução Constitucionalista de 32"), do Brasil ("Dicionário das Batalhas Brasileiras", "Breve História do Brasil" e "Os Índios do Brasil") e de Botucatu ("Achegas para a História de Botucatu"). É um Mestre no gênero!
 Os livros de Hernâni Donato são conhecidos de todos nós.
Aliás, Hernâni Donato é uma das raríssimas UNANIMIDADES DE BOTUCATU!!!!
Começou jovem, na pré-adolescência. Juntamente com o amigo Francisco Marins teve seu primeiro trabalho publicado no suplemento juvenil do "DIÁRIO DE S.PAULO", da capital: a novela "O TESOURO". Na 5ª. Série da ESCOLA NORMAL, juntamente com Francisco Marins e com o Prof. José Sartori, que pertenceu à nossa Academia, recentemente falecido, dirigiu o jornal "O ESTUDANTE".
Aluno da ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO, agregada à USP, interrompeu os estudos para comandar um grupo que se propôs a retraçar o percurso do caminho pré-cabralino do PEABIRU, entre São Vicente e Cuzco, no Peru. O PEABIRU foi a grande paixão intelectual de Hernâni Donato. Em 1997, Hernâni publicou "SUMÉ E PEABIRU: mistérios maiores do século da descoberta", fruto de "mais de sessenta anos de pesquisa. No campo e nos textos". É, com certeza, obra única!
Na Capital, sempre atuou como homem de propaganda, de criação, de relações públicas. Presidiu a Editora Propaganda, atuou com destaque na Cia Melhoramentos, na Abril Cultural e foi um dos pioneiros da nossa televisão, produzindo um dos primeiros programas a ser campeão de audiência: "DO ZERO AO INFINITO".
Hernâni também foi um dos expoentes do jovem cinema nacional. Recebeu os prêmios SACI e GOVERNADOR DO ESTADO (1959) pela transposição para o cinema do seu romance "CHÃO BRUTO". Outro romance de Hernâni, "SELVA TRÁGICA", também cinematografado, foi exibido no Festival de Veneza.
Hernâni é botucatuense, filho de Antonio Donato e de Dona Adélia Leão Donato. É casado como Dona Nelly Martha e tem 3 filhos: Maria Cláudia, Maria Flávia e Antonio André. Hoje, é avô coruja de Bruno, Rodrigo, Fernanda e Natália.
Membro Efetivo do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO e da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, Hernâni Donato pertence a inúmeras outras Academias do Brasil e do Exterior sendo, com muita honra, PATRONO da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS. Como uma unanimidade municipal, por seu trabalho sobre a história de Botucatu, Hernâni tem o seu "ACHEGAS", como o livro oficial de nossa historiografia.
Todos os que estudam e pesquisam a história da cidade dos bons ares e das boas escolas temos, no "ACHEGAS" de Hernâni Donato o nosso norte, o nosso rumo! É o referencial histórico de Botucatu!
Mas eu gostaria de, ao homenagear Hernâni Donato por seu trabalho intelectual e, especialmente, por seu trabalho para a historiografia de Botucatu, citar dois fatos:
1)o primeiro, referente à primeira edição do "ACHEGAS" (1954), quando o então vereador Dr. SEBASTIÃO DE ALMEIDA PINTO (médico, escritor e historiador) propôs e prontamente foi atendido pelo Prefeito Municipal de Botucatu, EMÍLIO PEDUTI, dando o necessário numerário para que saísse a 1ª. Edição do livro de Hernâni. Logo após, também graças à sensibilidade desse prefeito, Hernâni Donato recebeu a incumbência para que fizesse o BRASÃO DO CENTENÁRIO!
Hernâni fez toda a criação intelectual imortalizada pela competência técnica do Prof. GASTÃO DAL FARRA. No BRASÃO DO CENTENÁRIO está tudo: desde o caminho do PEABIRU, a primeira capela, até os rios Pardo e Tietê. É uma beleza! É o retrato de Botucatu! O nosso 1º Símbolo Municipal até hoje é o preferido da população que espera seja oficializado pela municipalidade como o BRASÃO HISTÓRICO DE BOTUCATU!!
2) o segundo fato é referente à nossa história. Um dos mais importantes fatos da história de Botucatu: a criação da FACULDADE DE MEDICINA!
Esse fato, com certeza, mudou o destino de nossa cidade! Raramente não encontraremos a devida citação dos fatos de nossa história no "ACHEGAS". É Verdade! Sobre a história da conquista da FACULDADE DE MEDICINA, Hernâni começa por afirmar:
"...Por que não levar ao governo a sugestão de instalar ali (Rubião Jr) uma faculdade de medicina?A muitos, a idéia pareceu demasiada. Chegou a assustar o núcleo dirigente local. Receavam desencadear campanha que dificilmente chegaria a bom termo. Se fosse Direito... Mas a juventude adotou a ousadia. Na capital constituiu-se comissão de botucatuenses ligados à imprensa e à política para agitar o assunto, independente ou até contra o poder municipal..."
Nessa parte eu interrompo a leitura porque o texto de Hernâni, embora citando os pioneiros dessa luta, é por demais modesto...
E logo vocês compreenderão o porquê...
Busco no "MEMÓRIAS DE BOTUCATU", também fruto de muitas pesquisas e depoimentos, o final do relato:
"...Se havia o receio inicial das autoridade temerosas de uma empreitada impossível, o mesmo não ocorria com a juventude "botucuda". Nos jovens, o destaque para JOSÉ FARALDO que era jornalista dos então poderosos DIÁRIOS ASSOCIADOS, lotado no Setor de Imprensa do Palácio dos Campos Elísios, e para HERNÂNI DONATO, jornalista e escritor em ascensão que comandaram o Grupo de Ação inicial, "balançando" as estruturas, convocando as autoridades, mobilizando a população e realizando um trabalho de relações públicas (especialidade de Hernâni) junto à imprensa botucatuense e paulista...
O que aconteceu depois todos nós já sabemos...
O que aconteceu depois faz parte da história de nossa gloriosa FACULDADE DE MEDICINA, hoje pertencente à UNESP. E a história oficial da grande conquista é o exemplo e motivo para atual luta pela conquista da REITORIA da UNESP para Botucatu.
ESSE É O CENÁRIO!!!
O sempre Mestre, AGOSTINHO MINICUCCI, criou uma expressão de sucesso: CAMINHADA PEABIRUANA, que representa a caminhada de todos os botucatuenses dedicados a estudar a nossa história, valorizando-a, destacando seus principais feitos, divulgando seus heróis municipais, enfim, vivenciando a nossa cidadania.
Essa expressão é própria para o trabalho intelectual de Hernâni Donato!
A CAMINHADA PEABIRUANA de Hernâni Donato foi e continua sendo um SUCESSO!
Um sucesso fabuloso!
FABULOSO!!!!
Obrigado, Hernâni!
Parabéns! Avante!


S.P. 01.04.2001
Caro Armando Delmanto:
Você mesmo terá provado o quanto é difícil o ser "profeta na sua terra", qualquer manifestação em contrário a esse afirmar retira do orgulho o selo do pecado. Isto entra no considerar tudo o que me tem sucedido em Botucatu, especialmente no 29.03.
Muito mais fico devendo quando a ode é cantada por um solista da sua qualidade. Não mereço tanto. Bem por isso, por favor, aceite o meu agradecimento. Pelo que fez e disse. Só por isso terá valido a festa.
Abraço. Grato.
HERNÂNI.

REGISTRO HISTÓRICO:
Ao apresentar os meus sentimentos a Dona Nelly e aos filhos e netos do Hernâni Donato, quero expressar os mais sinceros agradecimentos ao Grande Mestre que soube participar e legar para as gerações jovens a sua sabedoria e o seu idealismo.
SAUDADES, HERNÂNI!

7 comentários:

Delmanto disse...

Hernâni Donato sempre nos traz lembranças boas e positivas. Recordo, sempre, da realização da 1ª. Feira do Livro que realizamos em Botucatu, com o apoio oficial da Fundação para o Livro Escolar, órgão ligado à Secretária Estadual da Educação, em 1968!! Praticamente 45 anos atrás...
Pois bem, Hernâni participou e prestigiou toda essa iniciativa que contou com o apoio oficial da Prefeitura Municipal de Botucatu, através do Prefeito Municipal, Joaquim Amaral Amando de Barros, do então presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Delmanto (meu pai) e da coordenação direta do José Antonio Pinheiro Aranha (pela Prefeitura Municipal) e do prof. Álvaro de Souza (UNIFAC).
Voltamos juntos para São Paulo. Era o começo de uma amizade sempre presente. Depois veio “o jornal jovem para a nova Botucatu” – VANGUARDA! - com o apadrinhamento do Hernâni . Ao depois, a revista PEABIRU, a Academia Botucatuense de Letras, o relançamento da FOLHA DE BOTUCATU, o JORNAL DE BOTUCATU, o JORNAL DA CUESTA...e O GRANDE MARCO CULTURAL de Botucatu que foi a realização da primeira Sessão da Academia Paulista de Letras fora da Capital, sua sede. A APL e a ABL (Academia Botucatuense de Letras) realizaram memorável encontro cultural, com a presença dos seus acadêmicos, entre eles Miguel Reali, Ligia Fagundes Telles, João de Scantimburgo, também Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras!
Uma vida produtiva e valiosa para a nossa cultura!
Hernâni Donato foi um Grande Mestre!

Anônimo disse...

Djanira Genovez (Facebook): SENTIMENTOS...GRANDE HOMEM...

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Que perda! Hernâni Donato fez parte da minha vida, por causa de papai. Meus sentimentos à família!

Anônimo disse...



Com a partida de Hernani Donato, gostaria de deixar registrada a carta na qual o “Príncipe dos Poetas”, Paulo Bomfim, deixou registrada a sua admiração por Botucatu e pelos intelectuais – seus irmãos na APL – Francisco Marins e Hernani Donato e, ta,bem a poesia que fez a pedido de Hernani Donato para Botucatu (publicadas na revista Peabiru nº 27, de abril de 2009):
“A Carta de Paulo Bomfim e a exaltação à cidade de Botucatu:
Em agradecimento por ter recebido o livro “Memórias de Botucatu II”, no ano de 1993, oo “Píncipe dos Poetas Brasileiros” escreveu carta-homenagem a Botucatu onde expressa o seu amor pela cidade, sua admiração pelos grandes vultos do passado e a amizade que o liga à cidade “dos bons ares e das boas escolas”:
“Armando,
Estou encantado com o convívio de suas “Memórias de Botucatu”. Guardo de sua cidade a melhor das lembranças quando fui hóspede de Paganini e Agnelo.
Botucatu de Alcides Ferrari, Rafael Ferraz de Sampaio, Alceu Maynar de Araújo, Ibiapaba Martins, Francisco Marins, Hernâni Donato, Armando Delmanto e tantos outros amigos, é hoje poesia no coração do poeta.
Ainda a pouco, recordava com Laudo Natel, o encanto das noites de sua cidade e o carinho de sua gente. Um abraço muito grande do seu irmão em Arruda Camargo e Ibrahim Nobre.
Paulo Bomfim”.

“EU VOU PRA BOTUCATU
Eu vou pra Botucatu
À procura de bons ares,
Em busca daquelas noites
Onde o sono vai chegando
Com sabor de serenata.
Eu vou pra Botucatu
Para rever a saudade
De Alceu Maynard de Araújo
E Ibiapaba Martins.
E ouvir Zalina Rolim
Conversar na tarde calma
Com seu gatinho “Cetim”.
Eu vou pra Botucatu
Pedir bênção a D. Zioni,
Lembrar Alcides Ferrari,
Abraçar a Pedro Chaves,
Jogar tênis com o Agnelo,
Caminhar com Paganini
E ouvir os casos caboclos
De um professor de ginástica
Chamado Cornélio Pires.
Eu vou pra Botucatu
À procura de mim mesmo,
Das lembranças que carrego
Em bagagens andarilhas,
Dessa rosa de ternura
Que trouxe em minha lapela.
E um dia quando a saudade
Encilhar o meu cavalo,
Eu telefono ao Marins,
Peço ao Hernani Donato
O mapa do Peabiru,
E galgarei essas serras
Repetindo nas quebradas:
- Eu vou pra Botucatu!”
Paulo Bomfim.

E o poeta está certo: Hernâni Donato é quem tinha o Mapa do Peabiru!!!
Grande perda para Botucatu!
Salve Hernâni Donato!
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Botucatu, 22 de novembro de 2012

Querido Patrono Hernâni Donato
Queridos familiares e amigos,


Fiquei órfã de pai pela segunda vez: meu Patrono Hernâni Donato partiu.
O Gigante seguiu o Caminho do Peabiru.Tinha que se aventurar por outras trilhas que não as inteligíveis por nós.
Tinha que se encontrar com Sumé e desvendar,sob outras formas, o mistério da vida e do sonho.
Nosso “Candeeiro de Cultura” está por algum tempo apagado, fisicamente...mas permanecerá aceso agora em sua Real Imortalidade Acadêmica.
Choro...com todo direito a chorar por sentir já sua falta; porém sorrio ao relembrar seu apoio, suas palavras de ânimo constante mim em todos os momentos.
Querido Patrono de minha Cadeira 9: “O que nós somos é o presente de Deus.O que nós nos tornamos é o nosso presente a Deus”(Eleanor Powell)
Você é o nosso presente a Deus hoje!

Saudade e até qualquer dia pelas trilhas do Peabiru Celeste...


Carmen Sílvia Martin Guimarães
(Academia Botucatuense de Letras)

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook): Sendo neta de Pedro Chiaradia, de quem foi discipulo , não posso deixar de expressar aqui meus mais sinceros sentimentos de pesar .

Anônimo disse...

Caro amigo Armando Delmanto,

Muito emocionado, tomei conhecimento do desaparecimento do nosso estimado e sempre querido Hernâni Donato. O admiravel historiador, romancista, contista, biografo e tradutor da "Divina Comédia", após uma série de livros em que a cultura e a capacidade de penetração psicológica se aliam ao aprumo linguistico, revelou-se sempre um excelente cultor do genero; tornou-se um dos grandes estudiosos da epopéia paulista de 32, publicando livros e dando conferências sobre o tema.
Artista exímio da prosa, escritor algo cerebral mas convincente sempre, espírito lucido e inquieto deixou-nos obras de valor como o "Dicionário das Batalhas Brasileiras", "Filhos do Destino", "Chão Bruto", " "Selva Trágica" e o formidavel "Achegas Para a História de Botucatu".
Hernâni Donato é uma das mais fascinantes personalidades literárias de São Paulo e do Brasil e sua obra mostra toda a riqueza e complexidade do seu talento!

Olavo Pinheiro Godoy

Postar um comentário