dezembro 29, 2012

Centro Cultural de Botucatu:
70 Anos!

Livro registra 70 Anos do Centro Cultural de Botucatu!
O escritor botucatuense, Olavo Pinheiro Godoy, lançou, na noite de ontem, o livro “CENTRO CULTURAL – 70 ANOS (1942-2012).” É o registro da cultura botucatuense através de seus abnegados membros que a construíram e consolidaram. O escritor Olavo Pinheiro Godoy foi presidente do Centro Cultural por 18 anos, de 1989 a 2007.
Às 20 horas, de 06 de agosto de 1942, no pavimento superior do Teatro Espéria, o prof. Dr. Sebastião de Almeida Pinto instalou a sessão que considerou fundado o Centro Cultural de Botucatu.
Os seus primeiros associados foram: prof. Dr. Sebastião de Almeida Pinto, prof. Agostinho Minicucci, Dr. Alberto Lira, prof. Adolfo Pinheiro Machado, Dr. Antonio Pires de Campos, Dr. Arnaldo Moreira Reis, prof. Beraldo Rangel Torres Bandeira, prof. Djalma Grohsmann, profa. Eunice de Almeida Pinto, Germano Jorge Rodolfo Martinson, prof. Gilberto Pereira Machado, prof. Guaraciaba Trench, Hebe Canuto da Boa Viagem, Hebe Guimarães, Hernani Donato, João Thomaz de Almeida, prof. José Peduti Neto, José Sampaio, Lourival de Oliveira, prof. Mario Leite de Campos, prof. Moacir Paes de Almeida, Dr, Nelson Franklin de Mattos, prof. Paulo Assumpção Marques, Pedro Chiaradia, , Pedro Tortorella, prof. Oswaldo Valdez, prof. Raymundo Marcolino da Luz Cintra, Raymundo Penha Forte Cintra, Sebastião da Rocha Lima e Vanice de Andrade Camargo.
FOTOS HISTÓRICAS:
clique para aumentar as imagens
A sua primeira Diretoria (provisória) foi eleita na mesma data da sua fundação: presidente, Paulo Assumpção Marques; primeiro secretário, José Pedretti Neto; segundo secretário, José Sampaio; tesoureiro, Raymundo Penha Forte Cintra.
Sebastião da Rocha Lima e o Dr. Arnaldo Moreira Reis, entusiastas do CCB, batalharam para conseguir o terreno onde seria construída a sua sede própria. Ambos se revezavam na presidência do CCB e conseguiram, através do então vereador Manuel Paes de Almeida (Projeto de Lei nº 53 – 12/08/1952), a doação pela Prefeitura Municipal de Botucatu de excelente terreno. E através do Poder Municipal (Lei nº 868 – 16/10/1960 – Prefeito Municipal Emílio Peduti), era feita a primeira destinação de verba de para a construção do prédio. Recebido em Comodato o terreno, o CCB obteve as verbas necessárias para a conclusão das obras, além de verbas recebidas de parlamentares.
O logotipo do Centro Cultural de Botucatu é desenho e criação de Olavo Pinheiro Godoy e traz o lema da lavra do educador e latinista Raymundo Marcolino da Luz Cintra: “FORTITER IN RÉ” – “SUAVITER IN MODO”. O Departamento Filatélico do CCB é exemplar, tendo registrado os principais acontecimentos cívicos, culturais e religiosos de Botucatu
clique para aumentar a imagem

O CCB foi dirigido por idealistas que viabilizaram a sua existência por 70 Anos!
A importância do CCB pode ser avaliada pela existência da ABL – Academia Botucatuense de Letras que, após duas tentativas frustradas, foi instalada com o apoio do CCB, onde teve a sua primeira sede. Após 36 anos da primeira tentativa e 14 anos da segunda tentativa, a cidade de Botucatu ganhava a sua ACADEMIA DE LETRAS em 09/07/1972, sendo instalada a 07/03/1973.
Para o biênio 2012/2013, foi eleita a seguinte Diretoria/CCB:
Presidente - João Carlos Figueroa
Vice-presidente - Júlio Carvalho
1ª Secretário - Beatriz Galvão
2º Secretário - Moacir Bernardes
1º Tesoureiro - Antônio Carlos “Nica” dos Santos
2º Tesoureiro – Isaias Barreto
1º Diretor de Patrimônio – David José Devidé
2º Diretor de Patrimônio – José Sérgio Marques
Conselho Fiscal
Maria Ana Moscogliato
Jairo Pires de Campos
Daniel Gentili
Maria Barbosa
Paulo Pinheiro Machado
Suplentes
Marino Costa
Silvio Bicudo
Zélia Delmanto
Centro Cultural comemora 70 anos de sua fundação
Nesta sexta-feira (28), às 19h30, será realizada a festa de encerramento do ano e comemorativa aos 70 anos de fundação do Centro Cultural de Botucatu (CCB). O evento será aberto ao público e acontecerá nas próprias dependências do CCB, localizado na Praça XV de Novembro, nº 30 (ao lado do Cine Nelli).

Na oportunidade será apresentado o documentário “Centro Cultural – 70 anos”, produzido por Julio de Carvalho, vice-presidente e agente cultural do CCB. O mesmo relata a história do centro desde sua fundação até os dias atuais e conta com entrevistas de personalidades que estiveram ligadas à instituição, como Leda Galvão e Anna Mariana Moscogliato.

Outra atração será a exposição fotográfica sobre o CCB, que inclui fotos desde o seu surgimento, nos anos 40 (quando esteve instalado no Teatro Espéria), passando pela sua morada na Igreja Presbiteriana, na Rua João Passos, e chegando aos anos 60, quando se mudou para o atual endereço, até os dias de hoje.

Ainda na ocasião, serão realizados dois lançamentos: a Folha Filatélica comemorativa aos 70 anos da entidade e o livro “Centro Cultural Botucatu – 70 anos”, de autoria de Olavo Pinheiro Godoy e que também conta a história da instituição. Ao final será oferecido um coquetel de encerramento.

Um pouco do CCB

No dia 06 de agosto de 1942 o Centro Cultural de Botucatu foi fundado no pavimento superior do antigo prédio do Teatro Espéria. Em 21 de setembro 1951 os arquivos do Centro Cultural de Botucatu como a galeria de retratos, mobiliário, iconográfico, bibliotecário sofreram com um incêndio no prédio onde estava instalado.

Os ilustres membros da igreja presbiteriana se comoveram com o ocorrido e cederam um salão desativado da igreja que ficava na Rua Cesário Alvim (hoje Rua João Passos) para que o Centro Cultural se estabelecesse novamente.

Em 1967, com o apoio da imprensa, da população, do governo municipal na gestão do prefeito Emílio Pedutti e dos membros do Centro Cultural de Botucatu, construíram sua própria sede.

O prédio foi construído com recursos próprios do Centro Cultural e também com apoio do Ministério da Educação e de deputados como os ilustres senhores Ulisses Guimarães, Israel Dias Novaes e Cunha Bueno.

Em 1970 foi criado o banco de dados históricos e culturais destinado a receber, conservar e possibilitar o acesso da população para pesquisar nesses documentos relativos á história da cidade Botucatu, da região, do Brasil e de todo o mundo.

Atualmente o Centro Cultural de Botucatu em seu Departamento histórico possui a coleção do jornal Folha de Botucatu, Correio de Botucatu recentemente doado pela família Paganini, a coleção de fotografias do fotógrafo e artista Luís Simonetti.

Além do Departamento Histórico também possui o Departamento Filatélico e Numismático, o departamento de Artes Cênicas e Literárias e o acervo bibliotecário com mais de 30.000 volumes contando com biblioteca internacional de obras célebres, coleções completas das revistas Manchete e Braziliano.
(jornal on-line “Acontece Botucatu”, 28/12/2012)

3 comentários:

Delmanto disse...

Que bela caminhada! 70 Anos de construção contínua!
A cidade de Botucatu sempre teve no Centro Cultural de Botucatu o seu principal ponto de apoio para a realizações de inúmeros outros eventos culturais. A fundação da ABL – Academia Botucatuense de Letras teve o inestimável apoio do CCB, aliás os membros do CCB o eram também da recém fundada ACADEMIA DE LETRAS.
É preciso que o Poder Público Municipal dê o necessário respaldo à permanência do CCB em suas atuais instalações. A OAB local deve obter o apoio da OAB/SP e da Prefeitura Municipal para instalar a sua sede nas proximidades do CENTRO CÍVICO de BOTUCATU, tão bem planejado pelo arquiteto botucatuense, Eugênio Monteferrante Netto. Assim, ao lado do Novo Fórum, a OAB estará em excelente localização.
O CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU continuará – com certeza! – a espalhar cultura e a sediar os principais eventos culturais do nosso município.
Salve o CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU!!!

Anônimo disse...

Botucatu tem que se orgulhar. São setenta anos de dedicação à cultura. E no post está o álbum filatélico (revista PEABIRU) que o saudoso Hernâni Donato fez questão de anexar entre os documentos históricos do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, do qual ele era Presidente Emérito. Tem as fotos dos saudosos ex-presidentes do Centro Cultural, Sebastião da Rocha Lima e Dr. Arnaldo Reis, além da foto do Dr. Sebastião de Almeida Pinto que presidiu a instalação do Centro Cultural.
E também a foto do festejado autor do livro, o Olavo Pinheiro Godoy. Todas as fotos são da Sessão Solene de instalação da Academia Botucatuense de Letras, em 1973.
É isso. Simples, assim...
Em uma das fotos está o Acadêmico Cesar Salgado que representou a Academia Paulista de Letras na solenidade. Na ocasião, ele declarou que Botucatu merecia um eslogan: “Morada da Inteligência”.
É Registro Histórico!

Anônimo disse...

Delmanto, não é qualquer cidade que tem a tradição de Botucatu. Quando fui estudante no secundário pude valorizar essa qualidade da cidade dos “Bons Ares e das Boas Escolas”. A Academia de Letras de Botucatu é modelo para a região. Bauru só teve a sua muito tempo depois de Botucatu e sem o brilho da ABL. Chegou a ter 3 Patronos vivos, os 3 Membros da Academia Paulista de Letras: Alceu Maynard de Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato.
O grande autor de novelas, Alcides Nogueira, representa a nova geração de intelectuais que divulgam e enaltecem a tradição cultural de Botucatu. E o Centro Cultural sempre representou o “ponto de encontro” dos amantes da cultura. Comemorar 70 anos é uma grande glória que marca definitivamente uma cidade e a sua comunidade. Parabéns!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br

Postar um comentário