fevereiro 04, 2013

FHC e as suas “dúvidas cruéis”...

PRESIDENTE POR 8 ANOS!!!
Em sua coluna no jornal “O Estado de S.Paulo”, de 03/02/2013, o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso relatou conversa que teve com intelectuais, incluindo José Serra. Mas o seu diálogo foi principalmente com Roberto Schwarz, amigo de mais de 50 anos...
Destaco a pergunta feita por Schwarz: “Quando vocês (em tese) eram socialistas, o que queriam e no que acreditavam?” Resposta de FHC: “nosso objetivo era maior igualdade, o meio para isso seria eliminar a apropriação privada dos meios de produção, tudo o mais era secundário, mesmo a liberdade...”
A DÚVIDA CRUEL...
FHC foi o mestre da minha e de outras gerações de estudantes universitários. Foi... Eleito presidente da república, graças ao Plano Real, sucesso do governo de Itamar Franco (e do qual tentou e ainda tenta assumir a paternidade!), mudou completamente, ou seja, “na prática a teoria é bem diferente...”
Por oportuno,lembro-me de uma afirmação feita pelo competente jornalista de saudosa memória, Paulo Francis:
“Educação só pode ser de elite e uma elite é até necessária como breque ao asneirol de políticos. Dificilmente, num país onde houvesse mais instrução, teríamos tido aquela cena grotesca de Zélia apresentando ao Senado seu plano para a dívida com apoio dos senadores, reunião de que Fernando Henrique Cardoso foi o “arquiteto”, Fernando que tem conhecimentos acima da média dos colegas, ele e José Serra, mas fascinados pelo poder, ambiciosos, fazem o jogo falso, do antiintelectualismo e populismo. Eu teria vergonha de me olhar no espelho se compactuasse com essa patuscada...” (o artigo, “O que é preciso saber”, publicado no “Estadão”,em 10/11/1990, portanto, bem antes da eleição de FHC para presidente em 1994!!!!).
RESUMO DA ÓPERA: Paulo Francis conhecia, acompanhava e já havia entrevistado várias vezes FHC. Ele o conhecia bem... Em meu livro “História da Vitória Política Paulista: 1934”, à pág. 31/32(2010), faço a indagação do porquê FHC como presidente não passou de mais um “político mineiro esperto” do antigo e pegajoso PSD... Na análise, destaco que os presidentes do país, após a queda do Regime Militar foram limitados em seus compromissos republicanos e afirmo que FHC, por sua história, teria que ser melhor. Em sua gestão nada poderá justificar a total falta de espírito republicano na não implantação das reformas necessárias, mas principalmente, na não implantação da mãe de todas as reformas: a reforma política:
“intelectual conceituado e sociólogo que orientou positivamente gerações de brasileiros, Fernando Henrique quedou-se “ao sistema” ao aceitar as regras de “convivência política” como preço maior para o exercício do poder...E, realmente, ele conseguiu ficar por 8 anos na Presidência da República. Até “conseguiu” obter do Congresso a possibilidade da reeleição... A que custo?!? Talvez já fosse o “rascunho” do que viria a ser o vergonhoso “mensalão”...
Efetivamente, o país jamais poderá compreender esse seu procedimento altamente nocivo para o Estado de Direito e para o povo brasileiro. O procedimento dos “olhos fechados” para a nossa triste realidade política... Em nome de uma cômoda e discutível governabilidade, o povo brasileiro tem visto, repetidamente, seus governantes abdicarem dos ideais democráticos da boa, reta e honesta gestão da coisa pública...
O que se esperar dos políticos representativos da elite da esquerda, considerada moderna e sintonizada com os países mais evoluídos? E o então presidente Fernando Henrique representava tudo isso: professor da USP cassado pelos militares, sociólogo internacionalmente reconhecido, exilado político no Chile e na França (com incursões docentes na Sorbonne), político oposicionista na redemocratização do país, viria a “ganhar” – esse é o termo exato! – a Presidência da República graças à implantação do Plano Real pelo presidente Itamar Franco. E dissemos “ganhar” exatamente porque Fernando Henrique era e é um político totalmente oposto ao político popular e carismático. Quem ganhou, efetivamente, foi o Plano Real. Na eleição e na reeleição!
Por isso, afirmamos que a Nação Brasileira jamais poderá compreender esse seu procedimento de não realizar ou pelo menos batalhar pelas esperadas reformas, especialmente a política. A nosso ver, deveria Fernando Henrique colocar como principal objetivo a implantação de reformas no país, com a modernidade desejada. Dirão alguns que é sonho muito difícil de se realizar. Dirão, até, que a realidade política “engole” os que as tentam realizar... Pode ser... Mas o Brasil espera que seu presidente paute o seu desempenho executivo como um Estadista e não como mais um que espertamente conseguiu empurrar, empurrar, empurrar...as soluções dos problemas!
Mas de Fernando Henrique todos esperávamos o melhor. Pois o “milagre” de termos um Presidente da República com a formação e a dimensão democrática dele dificilmente se repetirá. E, realmente, o “milagre” da eleição é devido ao Plano Real. Quando teremos o impacto de uma ação presidencial como essa que o presidente Itamar Franco proporcionou ao Brasil?!?
De Fernando Henrique restou-nos o “esqueçam o que escrevi...”
E para quê? Para ficar 8 anos na presidência?!? E daí? O ex-presidente, Luís Ignácio Lula da Silva, torneiro mecânico e líder sindical,também ficou... Grande coisa.Mas para a Nação Brasileira, NÃO! Serão – com certeza! – mais 16 anos de tempo e esperanças perdidas...
Caímos na ilusão fácil com a qual os tapetes vermelhos do poder envolvem os vaidosos na mordomia da corte, incansáveis viagens internacionais e na bajulação dos agregados de todos os tempos... Na Fogueira das Vaidades, com certeza, o torneiro mecânico impactou o mundo político internacional – ávido por excentricidades do mundo – tanto quanto o sociólogo gabaritado que adorava viajar, viajar, viajar...”
“esqueçam o que escrevi...”
FHC desmentiu ter dito essa frase. Tudo bem... Mas, certamente, os seus atos como presidente da república a confirmaram, dia a dia, viagem a viagem...
RESUMINDO:
Impossível deixar passar essa conversa tornada pública por FHC. Como se ele não tivesse exercido a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA por 8 longos anos... Esse bate-papo entre "velhos” amigos deixa claro as "dúvidas cruéis” de FHC nesta altura do “campeonato”...
Como presidente, ele deveria ter feito as reformas ou, não conseguindo, deveria ter reunido a “inteligentzia brasileira”, o nosso “núcleo pensante”, a “vanguarda” da USP e da FGV/SP, apenas para citar 2 excelentes instituições culturais do país, para um esforço conjunto a favor das reformas INDISPENSÁVEIS para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
NÃO FOI O QUE ELE FEZ!
Do post elencado no final deste texto, “Oposição: Silêncio Criminoso!”, quero destacar alguns trechos que mostram a atuação de FHC, de fato:
“E, no domingo passado, em artigo no jornal “O Estado de S. Paulo” (07/08/2011), denominado Davi e Golias, o ex-presidente expõe, COM clareza, o PORQUÊ ele age assim, pensa assim e ERRA assim!!! 
ATENÇÃO: Querendo dar conselho de como agir à presidenta Dilma, FHC mostra o que pensa da arte de governar: 
“Explico-me: a presidenta é herdeira de um Sistema, como dizíamos no período do autoritarismo militar. Este funciona solidificando interesses do grande capital, das estatais, dos fundos de pensão, dos sindicatos e de um conjunto desordenado de atores políticos que passaram a se legitimar como se expressassem um presidencialismo de coalizão no qual se troca governabilidade por favores, cargos e tudo mais que se junta a isso.”(grifo nosso). 


“Na presidência, FHC agiu como todos os outros presidentes. O arguto jornalista Ricardo Kotscho, na TV, lembrou que no final da segunda gestão de FHC, lhe fez uma pergunta direta, mais ou menos, nestes termos: “Presidente, o senhor já está indo para o final do mandato, porque não dispensa essa turma de fisiológicos (PMDB), afinal o senhor não depende mais deles?” E FHC teria respondido:“Você quer me derrubar? Não se governa sem essa gente!” 
RESUMINDO: Em nossa análise sobre o período presidencial de FHC, ele teria deixado de exercer o papel do GRANDE ESTADISTA! Porque o Fernando Henrique representava tudo isso: professor da USP cassado pelos militares, sociólogo internacionalmente reconhecido, exilado político no Chile e na França (com incursões docentes na Sorbonne), político oposicionista na redemocratização do país, viria a “ganhar” - esse é o termo exato ! - a Presidência da República graças à implantação do Plano Real pelo presidenteItamar Franco. E dissemos ganhar exatamente porque Fernando Henrique era e é um político totalmente oposto ao político popular e carismático. Quem ganhou, efetivamente, foi o Plano Real. Na eleição e na reeleição!” 
Então, o que ele escreveu no domingo é o que ele realmente pensa. Uma pena! É adepto do “é dando que se recebe” e fim de papo! E após expressar essa opinião pétrea, ele diz: 
 
“...cada parte do Sistema precisa da outra para funcionar e o próprio Sistema necessita da anuência dos cooptáveis pelas bolsas e por empregos de baixo salários e precisa de símbolos e de voz.” E termina “descobrindo” o problema político da presidenta Dilma e dando a solução:”...É neste ponto que o bicho pega. A presidenta é menos leniente (leia-se conivente, do que foi ele próprio e o ex-presidente Lula) com certas práticas condenáveis do Sistema. Entretanto (prestem atenção no que ele diz!), quando começa a fazer faxina, quebram-se as peças da engrenagem toda. Sem leniências e cumplicidades entre as várias partes, como obter apoios para a agenda necessária à modernização do País?” (ou seja, ele quer dizer que a “faxina” que a presidenta Dilma está fazendo NÃO é boa para o país!!!)"

11 comentários:

Delmanto disse...

Impossível aceitar calado esse “hem.hem.hem” do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no “Estadão” de domingo (03/02/2013). Claro que ele deseja voltar ao “paraíso acadêmico” com suas opiniões ensinamentos. Tudo bem e ainda bem. MAS não pode esquecer que exerceu por 8 longos anos a Presidência da República. No exercício do poder,ele não implementou a social-democracia de seu PSDB. NÃO! Ele aplicou uma política econômica neo-liberal de fazer inveja a qualquer partido da direita radical...
NUNCA os juros foram tão altos: os mais altos do mundo!
NUNCA os especuladores internacionais ganharam tanto dinheiro no Brasil!
NUNCA os Banqueiros ganharam tanto dinheiro!
AS PRIVATIZAÇÕES feitas SEM CONTROLE DE QUALIDADE foram especialmente danosas para o Brasil. As do Estado São Paulo forma de “Lesa Pátria”!
Então, nesta altura do campeonato, ele precisa assumir os seus erros e não ficar posando de intelectual que NUNCA andou pelos “tapetes vermelhos do Poder...”
Na conversa que teve com os intelectuais amigos teve uma pergunta do Serra ao Roberto Schwarz: “E o PT é de esquerda?”
Houve apenas o silêncio...
MAS poderia ter sido dada esta resposta: “Não é de esquerda e nem o PSDB o é!”
Com todo respeito ao Mestre FHC, fica registrado o nosso protesto.
Essa (8 anos de governo e mordomia) FHC ficou devendo ao Brasil!!!

Anônimo disse...

Boa, Delmanto, é isso mesmo. Tivemos 16 anos de atraso: 8 anos com FHC e 8 anos com o Lula! O mundo todo está mudando. O Capitalismo precisa e será modificado em sua essência: será menos primata e mais voltado para o social. Isso é condição indispensável para a sua sobrevivência.
Ora, o sociólogo-presidente teria que modernizar o Brasil e não seguir as “regras” mineiras dos políticos que infestaram e “mamaram” à custa deste brasilzão. Um intelectual do porte do FHC era para colocar o Brasil como modelo da Nova Era que a Revolução da Informação, com as poderosas redes sociais, trouxeram para a Aldeia Global. Ele teria que realizar as reformas com destaque para a Reforma Política! Ele teria que convocar os jovens e os mestres intelectuais dos principais centros de ensino do país e “cobrar” soluções criativas para este país/continente.
O trecho em que você cita da entrevista dele ao Ricardo Kotcho diz tudo: o tempo todo ele procurou ficar mais tempo no Poder e se manter no Poder na base do “dá cá e toma lá” que desembocou no famoso MENSALÃO!
É isso.
VERGONHA!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

O hem.hem.hem do Fernando Henrique ficou famoso. E agora ele é que vem com esse hem.hem.hem...
Sou fã dele, mas também acho que ele falhou muito como presidente.Vá gostar de mordomia e de viagens pra lá... O “janota” só queria viajar e “posar” sob as luzes da fama...qual é a dele?!?
Pisou, FHC, pisou feio na bola...
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Há! Há! Há!
O PSDB se dizendo da “social democracia” e o PT se dizendo socialista... São, na verdade, a “esquerda fisiológica” que envergonha os intelectuais sérios. Já se disse por aí que se Che Guevara dependesse da esquerda brasileira para fazer a Revolução Cubana, estaria até agora em Sierra Maestra...rsrsrs
Foram 16 anos perdidos com Sarneys, Renans Calheiros, Jaders Barbalhos, Michel Temers, Henriques Alves e tantos outros “companheiros”...
E veio a Reeleição, o Mensalinho do PSDB mineiro e o Mensalão...
FHC e Lula: INIMIGOS DO BRASIL!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, tenho um reparo a fazer ao seu substancioso texto: o Fernando Henrique não foi exilado. Foi cassado como professor da USP, por perseguição do Gama e Silva que era Ministro da Justiça. Mas ele se auto-exilou. Foi para o Chile e, depois, para a França.
Certamente, ficou sem condições de trabalho no Brasil, mas não foi exilado. Ele gosta de falar do “seu” exílio... Esses intelectuais... É conhecida a assertiva de que os professores acadêmicos dificilmente se transformam em eficientes e criativos executivos.
Fernando Henrique é exemplo vivo disso!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...


O Fernando Henrique é da direita. E nas últimas eleições presidenciais, o Lula disse que pela primeira vez não tinha candidato da direita a presidente... E pra quê? Se o PSDB e o PT são a própria direita com suas políticas neo-liberais?
Até o Maluf “gozou” o pessoal da esquerda petista, ele disse que não era da direita, pois perto do Lula e do PT ele parecia até comunista...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Engula essa!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...


Thales Mattos Filho (Facebook): publicou em Armando Moraes Delmanto
há 57 minutos via MOTOBLUR™
Oi Armando, estadista é o termo mais charmoso que encontrei para me referir ao Presidente Fernando Henrique Cardoso. A par de seus eventuais equívocos, não dá para compará-lo aos nossos ex-presidentes mais recentes. Abraço.

Armando Moraes Delmanto:
Ele realmente é uma pessoa bem formada e brilhante. Não dá para compará-lo com o Lula... Mas , no governo, os 2 fizeram um governo neoliberal, ideal para os especuladores internacionais. É isso. E não fizeram as reformas necessárias e...viajaram, viajaram, viajaram...
Valeu, Thales. Obrigado pelo comentário.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Absolutamente certo! O ex-presidente Fernando Henrique deve fazer um altar e colocar o ex-presidente Itamar Franco nele. Fernando Henrique JAMAIS se elegeria presidente. Como você disse, ele é um político sem carisma e não é popular. E a prova disso é a eleição para a Prefeitura de São Paulo, em 1984, quando ele teve o apoio do Mario Covas que era prefeito nomeado da capital e do governador Franco Montoro e PERDEU para o Jânio Quadros com 80 anos!!!
Por gratidão por ter sido eleito, ele deveria ter aplicado toda a sua cultura e formação para modernizar o Brasil. E não realizou nenhuma reforma de base. Ficou voltado para a própria reeleição e CONSEGUIU derrotar o seu candidato (sempre o Serra), dando condições para a eleição do Lula.
É isso. Foi um fiasco!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Thales Mattos Filho (Facebook):
É, você tem razão, faltou vontade política ao Fernando Henrique.

Anônimo disse...

O Fernando Henrique deu recentemente uma entrevista, em Nova York, ao jornalista Lucas Mendes que lhe perguntou com qual ex-presidente da Nova República ele achava que poderia ter um diálogo positivo... Sabem qual a resposta? Com o SARNEY!!!!
Não é preciso dizer mais nada...
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

O Fernando Henrique deu recentemente uma entrevista, em Nova York, ao jornalista Lucas Mendes que lhe perguntou com qual ex-presidente da Nova República ele achava que poderia ter um diálogo positivo... Sabem qual a resposta? Com o SARNEY!!!!
Não é preciso dizer mais nada...
(danilo-gomes40@live.com)

Postar um comentário