maio 17, 2013

Papa Francisco
& 0 Capitalismo Cidadão!

“DINHEIRO DEVE SERVIR E NÃO GOVERNAR!” - Papa Francisco -

Ao receber 4 novos Embaixadores junto ao Vaticano, vindos de 4 países diferentes e de diferentes Continentes, o Papa Francisco expressou a sua preocupação: “Quatro países de continentes e realidades internas e eclesiais muito diferentes, mas nos quais os desafios e problemas são idênticos a todas as sociedades “globalizadas”: crise econômica, tensões sociais, reações nacionalistas e egoístas e a tentação de fechamento e exclusão.”

Vejam que lucidez do Papa Francisco. Exatamente o que está faltando no mundo todo: a lucidez dos governantes! Temos reiterado em nossos posts que o CAPITALISMO ESTÁ DOENTE!!! Temos sugerido, repetidas vezes, que é preciso buscar na “intelligentzia mundial” fórmulas para humanizar o Capitalismo, enquadrando-o em novos patamares a bem servir a humanidade... E, claro, quem tem que elaborar esse novo perfil do CAPITALISMO, são os estudiosos da melhores universidades do mundo.
CAPITALISMO CIDADÃO!
Ao dizer que “o desejo de poder e de posse tornou-se ilimitado”, o Papa Francisco está diagnosticando que o CAPITALISMO está doente, retrocedendo aos seus primórdios, ou seja, a um CAPITALISMO PRIMATA. O Sumo Pontífice sugeriu aos embaixadores uma reforma financeira que seja ética e que produza uma reforma econômica salutar para todos. E exortou os dirigentes políticos a enfrentar este desafio com determinação e perspicácia, levando em conta, naturalmente, a peculiaridade de seus contextos. “O Dinheiro deve servir e não governar!” sobre nós e sobre nossas sociedades.”

E concluiu com ênfase: “Assim, poder-se-ia criar uma nova mentalidade política e econômica, a fim de contribuir para transformar a dicotomia absoluta que existe entre as esferas econômica e social em uma sã convivência.”

É o que temos reiteradamente sugerido em nossos textos. É PRECISO HUMANIZAR O CAPITALISMO! É preciso adequá-lo à nova realidade econômica mundial. O PLANETA ESTÁ GLOBALIZADO e exige regras cidadãs para que a economia sirva à sociedade e não a sufoque. O novo primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, logo após tomar posse já entrou em contato pessoal com o presidente da Comissão Européia e com os presidentes da Alemanha e da França, objetivando uma mudança radical nos rumos da política econômica do bloco europeu: é preciso “dosar” as medidas restritivas adequando-as à necessidade mínima dos países em crise de se desenvolver e manter, assim, um nível aceitável no desemprego.
Um Novo Olhar para o Capitalismo/Mundo Ocidental!!!/leia aqui
Nem sempre funciona o remeter o leitor a links que o levem a textos anteriores.Mas o debate sobre a realidade econômico-financeira mundial é de tal gravidade que é preciso ler, reler e repassar as teses favoráveis à HUMANIZAÇÃO DO CAPITALISMO como única solução para a atual crise mundial. Acessem aos posts abaixo linkados. Participe. A sua OPINIÃO será decisiva para a superação da crise. Converse com seus amigos,provoque o debate. Vamos à luta!!!

7 comentários:

Delmanto disse...

A REALIDADE MUNDIAL está aí para todos verem. Não dá para ignorá-la ou fazer de conta que não tem nada a ver com tudo isso. Tem sim! Todos estamos envolvidos nesse “imbroglio” que a ganância humana estabeleceu como metas econômicas do mundo globalizado.
Repetimos: o CAPITALISMO ESTÁ DOENTE!
Não haverá condições para se viver “com controle de qualidade” nessa realidade de FMI e de regras rígidas, sempre favoráveis ao capital e aos capitalistas...
É preciso que a “intelligentzia mundial” das melhores universidades do mundo apresentem estudos para uma adaptação do capitalismo às exigências da humanidade: um CAPITALISMO CIDADÃO, que remunere adequadamente os investidores, mas que RESQUARDE as condições necessárias para que a humanidade, como um todo, possa viver com “controle de qualidade” num desenvolvimento sustentável em seus respectivos países.
Atenção!
O Papa Francisco, o presidente Obama, o primeiro-ministro Enrico Letta e muitas outras autoridades mundiais já expressaram suas opiniões contra o que chamam de “A DITADURA DO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL”!
Vamos reagir e participar”
É possível, só depende da “sociedade organizada”!
Vamos à luta!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Mais um ponto positivo para o Papa Francisco!

Anônimo disse...

Luiza Sagin (Facebook): Esse Papa é muito inteligente e humanista ...Deus o abençõe muito !!!

Anônimo disse...

Por isso que o novo Papa buscou como seu patrono São Francisco de Assis. Não foi só pela postura de São Francisco voltada aos pobres e necessitados, mas também porque São Francisco trouxe a proposta de mudança da Igreja. Uma Igreja voltada para a injusta realidade mundial que sujeita os povos de muitos países à verdadeira escravidão do Capitalismo. É preciso regras para o sistema financeiro internacional em defesa do homem e de sua qualidade de vida. Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook): Papa Francisco me parece especial!!

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
Esse Papa Francisco...
Devagar mas com firmeza vai lançando as suas ideias.
Boa tarde.
Seja Feliz.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Delmanto,
Paz e bem!
Agradeço de coração o envio do e-mail sobre a palavra do Papa Francisco em relação ao Capitalismo.
Recebi também o valioso presente: duas edições da revista Peabiru e os livros de sua autoria "Memórias de Botucatu". Haverei de saboreá-los para fazer-me um pouco mais botucatuense.
Muito obrigado e que o Deus abençoe sempre mais.

Abraço fraterno
D. Maurício
(Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu e Membro Honorário da Academia Botucatuense de Letras).

Postar um comentário