março 20, 2014

TRIPÉ EDUCACIONAL DE BOTUCATU

TRIPÉ
EDUCACIONAL DE BOTUCATU

 É o famoso TRIPÉ EDUCACIONAL que possibilitou a que Botucatu merecesse o slogan: "Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas". O famoso "Tripé Educacional" proporcionou a que conquistássemos, anos depois, a FCMBB - hoje UNESP! E na construção dessa realidade educacional, dois nomes se destacam: Monsenhor Paschoal Ferrari e Dom Lúcio Antunes de Souza!



1)               1910/1911 - ESCOLA NORMAL “Dr. Cardoso de Almeida”
2)               1912 - Colégio dos Anjos/Santa Marcelina
3)               1913 – Colégio Diocesano”Nossa Senhora de Lourdes/La Salle

   No início do século XX, Botucatu já se constituía em importante pólo irradiador de cultura e "boca do sertão". As paralelas poderosas da Estrada de Ferro Sorocabana já haviam chegado à cidade, vencendo a Cuesta de Botucatu. Na segunda metade de 1880, a imigração dos norte-americanos do sul, derrotados na Guerra Civil, propiciou a que Botucatu passasse a ser importante sede do Protestantismo, inclusive com escolas, as melhores, criadas para atenderem à exigente clientela que vinha vindo de outra cultura e de outra realidade. A presença na cidade (1895) do médico Vital Brazil, quando iniciou seus estudos sobre o soro antiofídico, é a melhor prova do protestantismo em Botucatu.




Mesmo com a diminuição da presença física dos norte-americanos que partiram para outras cidades do Estado, em 1900, a cidade de Botucatu continuava com a presença forte dos protestantes e sua influência. Esse, acreditamos, o motivo principal da criação da DIOCESE DE BOTUCATU, que teve no Monsenhor Paschoal Ferrari o seu grande batalhador. Em 1908, foi criada a Diocese de Botucatu, por sua santidade o Papa Pio X, seu território abrangia 50% do Estado de São Paulo.
 Com a criação da DIOCESE DE BOTUCATU, foi designado como seu 1º Bispo Diocesano, Dom Lúcio Antunes de Souza, sagrado em Roma, em 15/11/1908, tomando posse em 20 de fevereiro de 1909, sendo que Monsenhor Ferrari governou a Diocese em seus primeiros dias, preparou a chegada do novo Bispo e as acomodações necessárias.


 TRIPÉ
EDUCACIONAL DE BOTUCATU


PRIMEIRA CONQUISTA



No ano de 1910, a cidade de Botucatu conseguia a criação de sua Escola Complementar, através de emenda à lei orçamentária do Estado, votada a 31 de dezembro de 1910, sob número 1245. Era uma antiga aspiração dos políticos botucatuenses que o Coronel Amando de Barros conseguiu junto ao Deputado Freitas Valle com expressiva atuação a favor da educação e da cultura no Estado. Inaugurada a 16 de maio de 1911, sendo seu primeiro Diretor, o Prof. Martinho Nogueira. 
Escola Normal "Dr. Cardoso de Almeida", posteriormente IECA - Instituto de Educação "Dr. Cardoso de Almeida".

SEGUNDA CONQUISTA


 Como conseqüência da criação da DIOCESE DE BOTUCATU, em 1908 - que tinha o maior território de todo Estado! - o seu 1º Bispo, Dom Lúcio, passou a trabalhar para consolidá-la e para dotar Botucatu, tanto para a educação das meninas como para os meninos, de Congregações Religiosas que além da catequese à cidade que nascia, tivessem por precípua finalidade a educação da juventude.
 Assim, em 2012, o COLÉGIO DOS ANJOS passava a ser uma realidade com as Irmãs Marcelinas. Trouxe o COLÉGIO DOS ANJOS que se transformou nesse magnífico e modelar COLÉGIO SANTA MARCELINA.


TERCEIRA CONQUISTA


 Em 1913, Dom Lúcio consegue do Papa Pio X a autorização e a ordem para que a Congregação dos Padres Lazaristas viessem para cuidar do Seminário Diocesano. Com a vinda dos padres lazaristas, foi designado como Reitor o experiente Padre Isidoro Monteiro que já exercera idêntica função nos Seminários do Rio Comprido/RJ e Santa Maria/Bahia.
A criação do GINÁSIO DIOCESANO "NOSSA SENHORA DE LOURDES", posteriormente COLÉGIO ARQUIDIOCESANO, hoje, COLÉGIO LA SALLE.

REGISTRO HISTÓRICO:

MONSENHOR PASCHOAL FERRARI


O Monsenhor Ferrari, por ser o pioneiro da fé católica em Botucatu e região, muito deve a ele a nossa Arquidiocese. Foi um sacerdote invulgar que aliou à sua missão sacerdotal o muito do desbravador de larga visão e de grande alcance para o futuro de Botucatu Ao depois, Monsenhor Ferrari haveria de marcar com entusiástica dedicação a sua passagem por Botucatu: foram 33 anos dedicados à Igreja Católica. Em 1907, recebeu de Dom Duarte Leopoldo e Silva, a nomeação de Camareiro Secreto e, em 1908, foi agraciado pelo Papa Pio X, com o título de Monsenhor. Idealizou e batalhou pela criação da Diocese de Botucatu. Monsenhor Paschoal Ferrari foi, indiscutivelmente, o grande paladino de criação da Diocese em nossa cidade. Na ocasião, Botucatu disputou com Itu essa primazia. Respondeu pelo Bispado (criado em07/06/1908 e oficialmente instalado em 15/10/1908) até a posse de nosso 1º Bispo Diocesano, Dom Lúcio Antunes de Souza, em 20/02/1909. Criado o Seminário Diocesano, em 25/03/1911, foi seu 1º Reitor.

DOM LÚCIO ANTUNES DE SOUZA


Dom Lúcio Antunes de Souza foi um grande realizador, ao consolidar a sua Diocese que era a maior, territorialmente, do Estado de São Paulo. Era chamado de o BISPO CABOCLO, por sua extrema simplicidade e apesar de sua cultura notável. Criou novas paróquias e construiu novas igrejas. Construiu o Seminário (o prédio é onde está o Colégio La Salle) e o Palácio Episcopal. Trouxe o Colégio dos Anjos que se transformou nesse magnífico e modelar Colégio Santa Marcelina e, em seguida, o Ginásio Diocesano (La Salle). No início do Século XX, Botucatu se transformou em importante centro educacional com Internatos para meninas (Santa Marcelina) e para meninos (Ginásio Diocesano), atendendo os estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Por justiça, a cidade lhe prestou homenagens: dando seu nome a uma Vila, a uma de suas principais avenidas e a um de seus Grupos Escolares.


ESCOLA NORMAL: 100 ANOS DE GLÓRIAS!/ leia aqui

Marcelinas: 100 Anos de Uma História Vitoriosa!/ leia aqui

CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO DE BOTUCATU!/ leia aqui

Nos 50 Anos da Medicina de Botucatu (UNESP), a Homenagem ao 
Prof. Dr. Domingos Alves Meira!/ leia aqui

Tripé Educacional, A Educação em Botucatu, Pioneiros da Cultura, Boca do Sertão, Maior Diocese

4 comentários:

Delmanto disse...

Importante, sempre, a releitura da HISTÓRIA DE BOTUCATU... O porquê ser chamada de “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”! O TRIPÉ EDUCACIONAL DE BOTUCATU é a origem de tudo....
Nas proximidades das comemorações de mais um Aniversário de Botucatu (14 de abril), o Blog do Delmanto estará postando textos referentes à formação do Município de Botucatu.
O famoso TRIPÉ EDUCACIONAL DE BOTUCATU que propiciou a que conquistássemos, anos depois, a FCMBB – hoje UNESP! – representa os pioneiros visionários – Monsenhor Ferrari e Bispo Dom Lucio – que delinearam, com sabedoria, o FUTURO DE BOTUCATU!
Vamos valorizar a nossa PÁTRIA PEQUENA, a NOSSA BOTUCATU!

Anônimo disse...

As Irmãs Marcelinas são famosas pelo tratamento que dão a seus hóspedes e pela extrema limpeza com que mantém o Colégio. Em Botucatu, ficou famoso o evento que recepcionou o então governador Jânio Quadros, que ficou hospedado no Colégio por recomendação do Bispo Dom Henrique. Ele , Dona Eloá e a filha Tutu. Já nos anos 60, quando os colonos belgas tiveram que sair rapidamente do Congo devido a independência do país, vindo para a Fazenda Monte Alegre, as meninas belgas estudaram internas no Santa Marcelina e os meninos no Colégio La Salle. E quando as autoridades belgas visitavam Botucatu, também ficavam hospedadas no Colégio Santa Marcelina. Só boas lembranças dessas Irmãs dedicadas e humildes. Saudades.
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Ufa! Que fôlego, heim?
Meus avós estudaram internos no ginásio de Botucatu. Meu avô paterno era de Presidente Prudente e meu avô materno era de Pirapózinho. Botucatu era famosa por ser um grande centro educacional. Eram famosos os passeios das internas do Colégio dos Anjos, sempre acompanhadas e bem vigiadas pelas irmãs. Em casa todos tem orgulho dessa época.
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caro amigo historiador Dr. Armando Moraes Delmanto,

Cumprimento-o pela feliz lembrança das comemorações do Centenário do tradicional e querido Colégio Diocesano de Botucatu. Os povos que se presam, que se orgulham do seu passado e do seu presente, são infinitamente nacionalistas. E, nacionalistas, somos nós, botucatuenses, amantes de nossas coisas, de nossa exuberante história!
Devo, com licença do Cônego Luis Castanho de Almeida – grande memorialista – o que disse a respeito do Colégio: “Eis por que, após a Semana Santa de 1913, Dom Lúcio Antunes de Souza, acompanhado do Padre Zacarias Gioia, vigário de Piraju, partiu para a Europa, antes de terminar o ano da Visita Ad Limina. Levava o plano feito de trazer os padres lazaristas. Parece-nos até que não deixava esta outra idéia fixa. Aliás foi muito rápido nas duas viagens à Europa, de que ficou conhecendo parcialmente a Itália e a França.
O certo é que, a 2 de julho de 1913, estava outra vez o Bispo de Botucatu no gabinete de trabalho de Pio X (elevado às honras do altar com o título de São Pio X). Consta que pediu ele de joelhos e chorando ao Santo Padre uma ordem ao Pe. Fiat, Geral dos Lazaristas, para que o atendesse. Quadro digno de um artista: o Velho Pontífice, todo ele mansidão e bondade, levanta o ilustre Bispo de tão longes terras, fá-lo sentar-se e escreve a carta-relíquia de inestimável valor para Botucatu.
Foi mister que o próprio Papa dispensasse de um ano de Teologia três seminaristas brasileiros que estudavam em Dax, sul da França. Procurou-se em Beiruth, um ilustre lazarista português, o Pe. Sebastião Mendes. E como sucedia de estar em uma espécie de disponibilidade o Pe. Isidoro Monteiro, um oráculo da Congregação, moralista insigne, ótimo diretor de consciência, ex-Reitor nos Seminários do Rio Comprido, no Rio de Janeiro e de Santa Tereza, na Bahia, foi ele nomeado o primeiro Reitor do Seminário Menor e do Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu. Com os três a que nos referimos, Padre João Viana, Padre Aristeu de Matos e Padre Oscar de Aquino (que chegou a Botucatu só em 1915) estava formado o primeiro corpo docente, sob cujas ordens serviam dois ou três professores leigos, Batista de Sanctis (famoso professor da Escola Normal) e Raymundo Marcolino da Luz Cintra (latinista e jornalista de grandes méritos).”
Portanto, o nosso primeiro Bispo Dom Lúcio Antunes de Souza – que hoje reverenciamos com uma Escola e uma avenida no centro histórico da cidade – foi, juntamente com Monsenhor Ferrari – os construtores do patrimônio religioso botucatuense.
O belo prédio que hoje abriga o famoso Colégio La Salle foi construído para ser Seminário e Ginásio Diocesano. Essa foi a preocupação do primeiro Bispo: dotar a “boca de sertão” como era conhecida Botucatu de antanho, em um referencial de educação: Seminário Menor, Ginásio Diocesano, Colégio Santa Marcelina e juntamente com a já existente Escola Normal Oficial e Grupo Escolar “Dr. Cardoso de Almeida”, dando-nos a honra de ser “cidade dos bons ares e das boas escolas”.

Olavo Pinheiro Godoy
Da Academia Botucatuense de Letras.

Postar um comentário