abril 02, 2014

Os Deputados de Botucatu e suas grandes conquistas!


Os Deputados de Botucatu e suas grandes conquistas!

“Tudo o que Botucatu possui está ligado à atuação desses ilustres botucatuenses. Os fracassos e as derrotas pegaram Botucatu órfã, sem o seu representante, sem o seu Deputado...”(AMD)

clique na imagem para ampliá-la

Na matéria “NOSSOS DEPUTADOS”, no link abaixo, temos o registro histórico completo sobre a nossa representação parlamentar e a sua importância, com a colocação de temas importantes como o VOTO DISTRITAL e a lembrança dos suplentes (dep.Fed. Antonio de Andrade) que chegaram a exercer o cargo de deputado e dos deputados botucatuenses que foram eleitos por outras cidades e, portanto, representaram essas cidades e regiões.
Nossos Deputados/Registro Histórico Completo/ leia aqui
Havia uma lacuna em nossa história política. Não havia registro à respeito de nossos representantes - os DEPUTADOS  - nestes anos todos de pleno exercício da cidadania pelos botucatuenses participantes.
Além da minuciosa pesquisa, analisando livros históricos e arquivos de jornais, pudemos levantar o quadro político de Botucatu durante todo o período republicano.




Para efeito didático, separamos o período republicano em dois: o da 1a República (desde a Proclamação da República, a 15 de novembro de 1989, até a Revolução de 1930, com o rompimento da estrutura política existente) e o da 2a República (com início em 1930 com a subida ao Poder do gaúcho Getúlio Vargas, Chefe Supremo da Revolução, passando pela Revolução Constitucionalista de 1932, a Constituinte de 1934, o período ditatorial de 1937/45 até os nossos dias, englobando o período militar de 1964/85).
Nesse período de mais de 100 Anos de República, Botucatu contou com apenas 5 DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS: O Cel. ANTÔNIO CARDOSO DO AMARAL, o Cel. AMANDO DE AMARAL BARROS. o Dr. DANTE DELMANTO e os Drs. JAYME DE ALMEIDA PINTO e MILTON FLÁVIO LAUTENSCHLAGER. Na 1a República, chegou a exercer o mandato de deputado Estadual o Dr. Antônio do Amaral César e, na República, também chegou a exercer o mandato de parlamentar o Dr. Vasco Bassoi.
Nessa pesquisa de como era o Poder Político de Botucatu (o que propiciou a que chegássemos a tantas conquistas) registramos que a nível federal tivemos 3 DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS: O Dr. JOSÉ CARDOSO DE ALMEIDA, na 1a República, e o Dr. ANTÔNIO CARLOS DE ABREU SODRÉ e BRAZ DE ASSIS NOGUEIRA, na 2a República, aos quais também faremos referência. Nesse período chegou a assumir uma cadeira de Deputado Federal, na 2a República, o Dr. Antônio de Andrade.

(ilustrações de Marco Antonio Spernega para o livro "Memórias de Botucatu, 1990)
clique na imagem para ampliá-la



1a REPÚBLICA - 1889 a 1930

CEL. ANTÔNIO CARDOSO DO AMARAL

Irmão do Dr. José Cardoso de Almeida, eram botucatuenses de nascimento, filhos do Cel. Antônio Joaquim Cardoso de Almeida, nascido em Portugal, mas que chegou a exercer a vereança em nossa cidade.
Como irmão do botucatuense que mais destaque obteve a nível estadual e federal, o Cel. Antônio Cardoso do Amaral dedicou-se mais à nossa cidade, à política municipal, enquanto o irmão atuava politicamente no plano estadual e federal.
O Cel. Antônio Cardoso do Amaral foi Presidente da Câmara Municipal, Prefeito Municipal e deputado Estadual. Foi Chefe Político do 5Q Distrito (antiga divisão política à qual Botucatu pertencia e liderava) e teve grande atuação na fundação da Misericórdia Botucatuense e na criação da ESCOLA NORMAL, sendo que a fundação e instalação da Companhia de Força e Luz de Botucatu (base da futura CPFL) foi a sua grande conquista.

CEL. AMANDO DE BARROS

Político dos mais ilustres, sendo piracicabano de nascimento revelou-se botucatuense de coração. O Cel. Amando de Barros atuou em nosso Legislativo, foi Prefeito Municipal, Deputado Estadual e Chefe Político do 5S Distrito.
Com atuação destacada a nível estadual, exerceu efetiva liderança política em nossa cidade e região onde gozava de expressivo prestígio.
Prematuramente falecido deixou, em testamento, numerário para a construção de um orfanato (atual Casa das Meninas "Amando de Barros") além de inúmeras conquistas para a nossa cidade sendo que a instalação da ESCOLA NORMAL teve nele um de seus mais valorosos defensores.

DR. DANTE DELMANTO

O mais jovem de todos, tendo chegado a deputado estadual com 28 anos de idade e com a maior votação do Estado. Foi o único Deputado Estadual CONSTITUINTE que tivemos (CONSTITUINTE de 1934, após a Revolução de 1932).
Deputado até 1937, representou a nossa cidade em uma época de ouro, pois tínhamos também um Deputado Federal, o Dr. Antônio Carlos de Abreu Sodré, e no Governo do Estado, o Dr. Cantídio de Moura Campos como Secretátio da Educação e Saúde.
Dante Delmanto dedicou-se também à advocacia criminal elevando, a nível nacional, o prestígio de nossa cidade. Foram duas as conquistas de Dante Delmanto dentre tantas outras: a criação da ESCOLA PROFISSIONAL (depois Escola Técnica Industrial "Dr. Armando de Salles Oliveira", hoje "Domingos Minicucci") que era conquista almejada por todas as cidades do interior, e a FAZENDA LAGEADO, famosa por sua extensão de terras e sua plantação de café (chegando a ter mais de 1milhão de pés), a fazenda que era de particulares, passou por sérias dificuldades na crise de 1929, tendo o Deputado conseguido, em 1934, com que o Departamento Nacional do Café (depois Instituto Brasileiro do Café - IBC) a expropriasse e a transformasse em FAZENDA EXPERIMENTAL DO CAFÉ, posteriormente integrada à UNESP. Nesse trabalho, Dante Delmanto contou com a ajuda importante de seu colega e então MINISTRO DA JUSTIÇA, VICENTE RAO. Amigo pessoal do ex-Governador Carvalho Pinto, teve atuação certa na conquista de nossas Faculdades de Medicina, Med. Veterinária, Biologia e Agronomia (FCMBB).

DR.JAYME DE ALMEIDA PINTO

Político de projeção em nossa cidade, advogado conceituado, teve participação ativa a nível estadual.
Mesmo antes de formado, o Dr. Jayme Pinto atuou na política local, elegendo-se Vereador em 1936, pela primeira vez.
Eleito Deputado Estadual, conseguiu expressiva atuação na Assembléia Legislativa o que levou o seu partido (PSD) a indicá-lo, em composição política, para o secretariado do Governo de Jânio Quadros. Exerceu o cargo de Secretário da Agricultura.
Colega de Carvalho Pinto, ajudou na conquista de nossas faculdades (FCMBB - Medicina, Med. Veterinária, Biologia e Agronomia).

DR. MILTON FLÁVIO LAUTENSCHLAGER

Foi estudante de nossa Faculdade de Medicina em seus primórdios (FCMBB), participando com seus colegas da luta pela viabilização e consolidação da faculdade que encontrou, na "Operação Andarilho", seu ponto de maior participação e sucesso. Com a consolidação dos cursos universitários em Botucatu, já médico e docente, Milton Flávio fez rápida carreira universitária nos anos 70, chegando à Direção do Hospital de Clínicas. Na prefeitura municipal (1993/96), assumiu a Coordenadoria de Saúde do Município e foi escolhido pelo situacionismo político (PSDB) para representar a cidade na Assembléia Legislativa. Eleito Deputado Estadual, assumiu a liderança partidária na Assembléia. A criação da FATEC (complementando a ESCOLA INDUSTRIAL) foi concretizada com sua efetiva participação.
A nível federal, os nossos representantes ajudaram Botucatu a garantir as suas conquistas e ampliá-las. Vejamos.


clique na imagem para ampliá-la

1a REPÚBLICA - 1889 a 1930

DR. CARDOSO DE ALMEIDA

O botucatuense que mais destaque obteve. Ocupou praticamente TODAS as Secretarias do Governo Estadual, especialmente as da Justiça e da Fazenda. Foi Presidente do Banco do Brasil. Criou a Força Pública (hoje Polícia Militar). Criou a Caixa Econômica Estadual. E tantas outras conquistas. Dele, dizem, não foi Governador (Presidente da Província) porque não quis. Em 1930 , era o todo poderoso da república e liderava a maioria do Governo de Washington Luiz na Câmara dos Deputados, quando eclodiu a Revolução de 1930. A construção do Fórum, a criação da ESCOLA NORMAL e a construção do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes são algumas das conquistas (das mais expressivas além de trazer para Botucatu as sedes das repartições federais) desse grande botucatuense.
2a REPÚBLICA - 1930 a 1989

DR. ANTÔNIO CARLOS DE ABREU SODRÉ

Exercendo o cargo de Promotor Público na Comarca de Botucatu, o Dr. Antônio Carlos de Abreu Sodré teve destacada atuação política no final da 1a República e na implantação da 2a República, até a Ditadura Getulista. Líder estadual do Partido Democrático e do Partido Constitucionalista, gozou de grande prestígio político em toda a região de Botucatu. As mais expressivas conquistas de nossa cidade, no período em que exerceu o seu mandato, contaram com certeza, com sua atuação decisiva. Exerceu também o cargo de Vereador Municipal.

BRAZ DE ASSIS NOGUEIRA

Empresário rural de efetiva participação, liderou os agricultores e pecuaristas de nossa cidade, chegando a representá-los em nossa Câmara Municipal.
Filho de tradicional família, Braz Nogueira conseguiu excelente relacionamento na esfera federal, tendo cursado a Escola Superior de Guerra. Conseguiu, como Deputado, a transferência da Fazenda Experimental do Lageado (hoje Presidente Medici) do Governo Federal para o Governo Estadual, mediante troca pela Ilha Anchíeta (1972), integrando-a à UNESP.
Toda esta matéria tem por objetivo alertar a nossa população, especialmente a nossa população jovem, quanto à importância de termos a nossa representação, de termos o nosso Deputado.

Tudo o que Botucatu possui está ligado à atuação desses ilustres botucatuenses.
Os fracassos e as derrotas pegaram Botucatu órfã, sem o seu representante, sem o seu Deputado Estadual.
Vamos repensar a nossa política. Vamos escolher pessoas que possam bem representar a nossa cidade. Vamos recuperar o prestígio e a liderança de Botucatu.

                         REGISTRO HISTÓRICO


              A TRIBO DE BOTUCATU

Não é de hoje que eu batalho pela TRIBO DE BOTUCATU. O sentido é esse mesmo: “tribo”, grupo fechado, comunidade com seus valores e  sua cultura, etc.
E por quê?!?
Porque, politicamente falando, Botucatu tem sido muito prejudicada desde os anos 50, após a Ditadura de Getúlio Vargas. Explico: antes, o sistema político era dividido em Distritos (Botucatu pertencia ao 5º Distrito) e o número de partidos políticos era limitado. Assim, havia um critério mais rígido para o lançamento dos candidatos. Os aventureiros e, vamos dizer, os de “ficha não tão limpa”, eram sumariamente barrados. Botucatu, dessa forma, sempre teve os seus deputados federal e estadual.
O voto não era distrital, mas havia orientação partidária para que se respeitasse os candidatos de cada distrito.
Hoje, todos sabemos, é diferente. Nas últimas eleições parlamentares, desde os anos 80, TODOS os candidatos a Deputado Federal tem tido votos em Botucatu, quer dizer que a soma dos votos dos candidatos “de fora”, na maioria das vezes, ultrapassa individualmente os votos dos candidatos locais. É “casa da mãe Joana”...
E não se vê isso em outras cidades ou regiões. Por exemplo: em São Manoel, os candidatos de fora NÃO tem votação expressiva. Da mesma forma, em Avaré, Jaú, Assis, etc. Em Botucatu, infelizmente, ficamos de “porteira aberta”...ou “escancarada”!
Daí a nossa luta a favor da TRIBO DE BOTUCATU. Nas últimas eleições, foram muitos candidatos locais disputando uma vaga de deputado federal ou estadual. O erro já está no número excessivo de candidatos. Já que não temos ainda o voto distrital, a COMUNIDADE ORGANIZADA precisa impor aos partidos políticos (excessivos e sem ideologias e programas) o lançamento de APENAS um candidato a federal e de um candidato a estadual. Ou seja: fazer, na prática, o VOTO DISTRITAL. Além disso, uma campanha maciça CONTRA OS CANDIDATOS DE FORA. É a lei da sobrevivência política...
RESULTADO: dos inúmeros candidatos de Botucatu nas eleições do último 3 de outubro de 2010, o resultado foi sofrível. E TODOS os candidatos a Deputado Federal de fora tiveram pelo menos um voto em Botucatu. É uma sangria...
E o nosso eleitorado, em 2010, era de 88.612 eleitores!!!
A TRIBO DE BOTUCATU, se organizada, “PORTA TRANCADA”, daria para eleger fácil o seu deputado estadual e, também, o seu deputado federal, este, conseguindo mais um pouco de votos na região.
Vamos estruturar, para o futuro, a TRIBO DE BOTUCATU?!?
Armando Moraes Delmanto
Advogado e escritor 

(jornal on-line Acontece Botucatu/ 20/10/2010)

(ilustrações de Marco Antonio Spernega)



8 comentários:

Delmanto disse...

É muito importante está matéria. Botucatu tem passado SEM representatividade política continuada por mais de 50 anos. Cidades menores de nossa região, ao contrário, tem conseguido unir forças e “fechar” as suas urnas às investidas dos candidatos chamados “paraquedistas”, ou sejam, aparecem na época das eleições e depois...bem depois somem, ajudando com algumas verbas para Botucatu. São Manuel e Avaré são vivos exemplos disso: sempre tendo seus representantes a nível estadual e a nível federal. É fato.
Para complicar esse quadro e, de fato, complicando, nas últimas eleições municipais TODOS os candidatos tiveram pelo menos UM VOTO nas urnas botucatuenses. Essa é uma “sangria” que alija a cidade de uma representatividade parlamentar. Claro que é falta de EDUCAÇÃO CÍVICA... É preciso, por isso mesmo, que façamos a divulgação dos botucatuenses que nos representaram e das conquistas que conseguiram para Botucatu, como forma de motivar a nossa população a cerrar fileiras em torno dos candidatos locais.
Botucatu pode e PRECISA ter seu Deputado Estadual e seu Deputado Federal. Com o número de seus eleitores isso é possível. É POSSÍVEL!
Então, vamos trabalhar para sairmos da orfandade política!
Sociedade Organizada consegue fazer o seu próprio caminho!
A “intelligentsia botucatuense” saberá se unir e ganhar essa vitória política!

Anônimo disse...

Marcio Paes de Almeida (facebook):
Parabéns Armando, é sempre bom conhecer um pouco mais da história política de nossa cidade!

Anônimo disse...

Quando o presidente era o FHC, Botucatu PERDEU a instalação da segunda fábrica da EMBRAER que foi para Gavião Peixoto (perto de Araraquara, terra de Dona Ruth Cardoso). O trabalho foi feito pelo então secretário estadual José Anibal. Foi uma grande perda e uma traição para Botucatu.
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Ramiro Vióla (Facebook):
PARABÉNS QUERIDO E PREZADO AMIGO DELMANTO, OS ELEITORES DE HOJE PRECISAM SABER E COMPARAR PARA VOTAR, CHEGA DE CANDIDATOS PARAQUEDISTAS EM BOTUCATU.

Anônimo disse...

Celso Luiz Bueno (Facebook):
Dr. Armando, poderia nominar os deputados Botucatuenses, da primeira república e os da segunda república. Para que todos tomem conhecimento de quem são eles?

Delmanto disse...

Salve, Celso Luiz Bueno.
No Blog do Delmanto tem todos os nomes especificados. Mas, resumidamente, temos:
1ª República (1889-1930)
2ª República (1930/2014)
Deputados Estaduais na 1ª República: Cel. Antonio Cardoso do Amaral e Cel. Amando de Barros.
Deputados Estaduais na 2ª República: Dante Delmanto, Jayme de Almeida Pinto e Milton Flávio.
Deputado Federal na 1ª República: José Cardoso de Almeida.
Deputados federais na 2ª República: Antonio Carlos de Abreu Sodré, Braz de Assis Nogueira e Antonio de Andrade.
Obrigado por seu comentário oportuno.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Patricia Leite (Facebook): compartilhou sua foto.
1 hr ·
HISTÓRIA DE BOTUCATU - 159 ANOS...

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook):
continue nos informando sobre a história de Botucatu....só vc mesmo para fazer isso.... parabéns..

Postar um comentário