junho 09, 2015

DIA DE PORTUGAL - 10 de Junho !


"Tudo vale a pena se a alma não é pequena".                       Fernando Pessoa



É extremamente prazeroso fazer um trabalho como este. Pelo tema e pelo conteúdo. É praticamente uma revisitação à história de nossa língua, um olhar atento à construção da cidadania brasileira (dia 10 de junho é comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).

Viva Portugal, Camões e as Comunidades                                                                                          Portuguesas/Registro Histórico/leia aqui


destino do Brasil, já o dissemos na edição da revista cultural Peabiru n°24, de maio/junho de 2008, dedicada a Dom João VI, nas comemorações dos 200 Anos da redescoberta do Brasil (1808/2008)estava ligado a Portugal

nosso Descobrimento, em 1500. A nossa Redescoberta, em 1808!


Dom João VI “redescobriu” o  Brasil em 1808!


  “Foi o único que me enganou!"
Napoleão Bonaparte, nas suas memórias escritas pouco antes de morrer no exílio da Ilha de Santa Helena, referindo-se a D. João VI, rei do Brasil e de Portugal.


A citação é destaque no livro 1808”, de Laurentino Gomes, edição Planeta2007. Ao procurarmos trazer o perfil definitivo de Dom João VI, esse desabafo de Napoleão Bonaparte é marcante. Hoje, praticamente integrada, a colônia portuguesa foi muito importante na formação da Nação Brasileira

Sim, redescoberta! Porque o Brasil passou a ter outro destino após a vinda de Dom João VI e de toda a corte portuguesa para o nosso país. De colônia, passamos a sede do Reino Português. Todo o progresso daí advindo (Faculdade de Medicina, Biblioteca Nacional, os portos abertos, os costumes europeus, etc.) moldou uma Nação especial: unida, mesma língua, com território continental, objetivos definidos que levariam à implantação do Império Brasileiro, com Dom Pedro I.

E todos sabemos, pois é da nossa história, que D. Pedro I teve que abdicar do trono brasileiro a favor de seu filho D. Pedro II, pois o trono de Portugal, destinado a sua filha - futura rainha D. Maria II - , havia sido usurpado por seu irmão D.Miguel. E foi tão carinhoso e determinado o apoio que recebeu da população portuguesa ao desembarcar no Porto, em 1832, que o ex-Imperador do Brasil, Dom Pedro I (Dom Pedro IV, de Portugal), em reconhecimento, deixou, após sua morte, seu coração, que se encontra encerrado numa urna de prata, na Igreja da Lapa, na cidade do Porto.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Isso nos dá a verdadeira dimensão dos laços afetivos e cívicos entre Brasil e Portugal. Está registrado, na História de Portugal que D. Afonso VI, de Leão e Castela, na luta contra os árabes, quis recompensar os destacados serviços prestados por D. Henrique, Fidalgo da Casa de Borgonha que fora à península a fim de ajudá-lo. Assim, deu-lhe em casamento sua filha Teresa e como dote, o Condado Portucalense. Desse casamento nasce um filho, D. Afonso Henriques que, em 1143, separa o Condado Portucalense de Castela fundando, assim, Portugal. É o Primeiro Rei de Portugal. Essa é a história de Portugal. E, também, a nossa história...


E a revista cultural Peabiru, buscando homenagear a data dedicada a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas - o 10 de junho ! — procurou dar destaque ao grande poeta português - a alma da nacionalidade portuguesa ! - LUIZ VAZ DE CAMÕES! A data da morte do poeta passou a ser a data oficial das comemorações: 10 de junho!

Hino Triunfal a Camões/Carlos Gomes/ouça aqui

Amália canta “Alma Minha Gentil”/Luís Vaz de Camões/ ouça aqui

Declamação do poema “Alma Minha Gentil”/Luís Vaz de Camões/ouça aqui

Buscando cultuar os grandes escritores portugueses, como Camões, Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Júlio Resende, Florbela Espanca e tantos outros, culminando com o único representante da língua portuguesa que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura: JOSÉ SARAMAGO.
É um esforço nosso. Impossível destacar todos os grandes escritores portugueses. A ligação entre escritores e intelectuais brasileiros com os intelectuais portugueses é exemplo positivo da valorização da língua portuguesa, da nossa origem comum e do futuro brilhante que nos espera através da posição geográfica de Portugal.

Portugal, hoje, é a melhor entrada de viajantes e de mercadorias de brasileiros na Europa (assim como a Espanha                                                             o é para os hispano-americanos).
Não apenas nos aproxima a língua, mas também os costumes. Se do seu imenso império do século XVI, somente restou a Portugal esse pequeno território europeu, com certeza lhe restou a amizade fraternal de mais de 250 milhões de pessoas que nos 5 continentes falam a mesma língua e respeitam e amam a Pátria-Mãe!

SALVE O DIA 10 DE JUNHO: DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS !

5 comentários:

Delmanto disse...

Falar de CAMÕES e de PORTUGAL com sobrenome DELMANTO pode parecer estranho. Mas não é. É que tenho também o MORAES que já é brasileiro desde o Império, mas que veio de PORTUGAL , de TRÁS-OS-MONTES, lá da bela cidade de BRAGA.
E tem mais, sendo DELMANTO de origem italiana e MORAES de origem portuguesa, existem mais semelhanças entre as duas origens do que se possa imaginar: o ITALIANO originou-se do LATIM VULGAR pela criatividade de um grande POETA: DANTE ALIGHIERI. O PORTUGUÊS também teve origem no LATIM VULGAR pela criatividade de outro grande POETA: LUÍS VAZ DE CAMÕES!
É a somatória dos europeus, dos negros e dos índios que fez com que DARCY RIBEIRO escrevesse O POVO BRASILEIRO, fruto da miscigenação e da somatória rica de tantas culturas que resultou num povo alegre, criativo e sem preconceitos que irá encantar o mundo no século XXI

Anônimo disse...

Suettinni Jean Interessante texto e postagem, prezado Armando Moraes Delmanto. Parabéns e Abraços. Suettinni Jean (brasileiro, neto de belgas, em Ph.D na Universidade de Coimbra, Portugal).

Anônimo disse...

Leandro Mioni (Facebook):
Dom João VI, o único que conseguiu ludibriar Bonaparte !!!!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Lembro com carinho do Professor de História Geral que , em suas aulas lá nos idos dos anos 60, dizia sobre a importância de D.Pedro II e que um dia o Brasil reconheceria como um dos seus grandes estadistas ... bela homenagem Armando Moraes Delmanto !!!

Anônimo disse...


Jo Sant'Iago (Facebook) compartilhou a foto de Armando Moraes Delmanto.
Dia de Portugal!

Postar um comentário