julho 07, 2015

9 de Julho NÃO é só feriado!!!

9 de Julho NÃO é só feriado!!!
Vamos Resgatar. Recuperar. Retomar o Espírito Cívico da Revolução Constitucionalista de 1932.
9 de Julho de 1932 !
Resgatar. Recuperar. Retomar o Espírito Cívico da Revolução Constitucionalista de 1932.
“De tanto ver triunfar as nulidades;
De tanto ver crescer as injustiças;
De tanto ver juntarem-se os poderes
nas mãos dos maus;
De tanto ver o caráter diminuir-se
da virtude;
O homem chega a rir-se da honra e
envergonhar-se de ser honesto”.
Rui Barbosa


clique na imagem para ampliá-la
Esse é o nosso objetivo: lançar as bases para que se possaresgatar, recuperar e efetivamente retomar o espírito cívico que norteou os paulistas na luta pela volta do país ao Estado de Direito, através da convocação daAssembléia Nacional Constituinte. Esse era compromisso claro na mobilização para o Movimento de1930, descumprido pelo Governo Provisório e que levou São Paulo a pegar em armas em 1932: a volta ao Estado de Direito e a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma Constituição Democrática.

Foi o maior movimento cívico vivido pelo povo brasileiro.

("Estadão" - 07/07/2013)

Apesar do movimento revolucionário de 1930 ter recebido amplo apoio das forças e lideranças políticas paulistas, os seus objetivos foram fraudados pelo caudilhismo, representado por Getúlio Vargas. Uma vez instalado no Poder, Vargas passou a governar fora do Estado de Direito, violando as mais elementares regras democráticas.

O Congresso Nacional, as Assembléias Estaduais e as Câmaras Municipais foram fechadas, todos os Governadores dos Estados (Presidentes) foram depostos e a Constituição de 1891 (preparada por Rui Barbosa) foi revogada. Ocaudilho Vargas passou a governar o Brasil através deDecretos-Leis (1930/32).


clique na imagem para ampliá-la
São Paulo assumiu a liderança de exigir o retorno do país ao pleno Estado de Direito. A insatisfação grassava por toda parte e a permanência, que não era provisória, dos governantes federais no poder era a negativa do ideário pregado para o sucesso do movimento de 30.

De início, com o apoio de vários Estados da Federação, principalmente do Rio Grande do Sul e Minas Gerais,sendo certo que os gaúchos tiveram papel significativo no incentivar, mobilizar e apoiar a tomada de posição dos paulistas. No entanto, o grande poder de cooptação do Poder Central conseguiu isolar São Paulo. Sozinhos, os paulistas levantaram a Bandeira da Constituição.

Revolução Constitucionalista objetivava, tão somente,autonomia administrativa, eleições e Constituição,ou seja, a volta do país ao pleno Estado de Direito. E, a partir daí, realizar a tarefa de modernizar o país, erradicar as injustiças e os erros que um regime político em descompasso com a evolução da humanidade não havia conseguido captar na Primeira República. Nada de separatismo como apregoavam os asseclas do Ditador...

A mobilização foi unânime! As diferenças político-partidárias ficaram para trás. São Paulo soube compreender o momento cívico que estava vivendo e soube levantar, bem alto, a Bandeira da Legalidade!

E o coração de São Paulo havia sangrado no final demaio/32 quando, numa manifestação da população paulistana com a presença de muitos estudantes de direito, pela autonomia de São Paulo e a favor da Constituinte, houve violenta repressão policial. Da ação violenta contra a população, quatro estudantes paulistas foram assassinados:Euclides Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. As siglas dos nomes dos mártires (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo) deram origem ao MMDC, entidade que passou a representar a “alma dos paulistas”na luta que se iniciou a 9 de julho de 1932 contra um Governo Provisório (e que nada tinha de provisório) que não respeitava a autonomia de São Paulo e nem o Estado Democrático de Direito.

A participação da intelligentzia paulista na mobilização da população foi fundamental. A nossa intelectualidade tomou posição firme, quer através do trabalho da pena, quer pela força da palavra, assumindo com a clareza de suas idéias a imprensa, a tribuna parlamentar, os pronunciamentos nos comícios e nos microfones radiofônicos. Resumindo: a mobilização cívica da população!

Todos sabem o desfecho dessa que foi a mais importante ruptura da unidade nacional: a guerra civil de 32, levando irmãos ao mais grave enfrentamento. Os gaúchos – salvo algumas lideranças democráticas que mantiveram a palavra de incentivo e apoio irrestrito – abandonaram os paulistas. O mesmo ocorreu com os mineiros e com as forças militares da capital federal. São Paulo restou sozinho na batalha para poder gerir a si próprio e pelas eleições e pelaConstituição Democrática.

São Paulo não ganhou a guerra civil, desproporcional sob todos os aspectos, mas saiu vitoriosa, indiscutivelmente, saiu vitoriosa: Ditador Getúlio Vargas teve, essa é a verdade, teve que convocar as Eleições Constituintes !

Haviam conseguido “brecar” São Paulo pelas armas, mas opovo brasileiro já havia sido “contaminado” pelo patriotismo e pelo desejo de ver o Estado de Direitoreimplantado no país! Os ideais constitucionalistas da Revolução de 32 fincaram profundas raízes no sentimento patriótico do povo brasileiro. O Ditador Vargas não teve outra opção se não a convocação da Assembléia Nacional Constituinte. Na Câmara Federal e nos Estados, foram eleitos os Deputados Constituintes com a missão de elaborar a Constituição de cada unidade federativa.
Com o objetivo de resgatar a atuação valorosa dos paulistas é que fizemos esta interpretação histórica da epopéia cívica de1932. Esse o cenário real em que se desenvolveu a luta armada e é a mais bela página do exercício da cidadania pelo povo paulista.


clique na imagem para ampliá-la

15 comentários:

Delmanto disse...

A alegada posição separatista da Revolução Constitucionalista de 32 não conseguiu a credibilidade que a maciça propaganda da Ditadura objetivou. E, nesse sentido, a reação enérgica e imediata de Armando de Salles Oliveira: “Como pode ser separatista um povo que, nos tempos coloniais, dilatou as fronteiras da pátria e deixou em todos os recantos do território nacional a marca de sua passagem! Como pode ser separatista um povo que, no correr da vida independente da nação, veio mostrando sempre, por uma série de atos expressivos, o seu amor ao Brasil e revelando, por todas as formas, os seus sentimentos de fraternidade para com todos os membros da grande família brasileira! Como pode ser separatista um povo de inteligência viva e, portanto, um povo capaz de compreender a estupidez que seria o abandono de uma pátria imensa para constituir uma pátria minúscula! Como pode ser separatista um povo que, jamais, hesitaria em dar o seu sangue, a sua fazenda e a sua vida para que o Brasil não perdesse uma polegada sequer do território nacional!”
A esperteza e a capacidade do Ditador Getúlio Vargas em cooptar seus adversários políticos sempre foi reconhecida. Assim, em agosto de 1933, em um gesto próprio de quem tem a inteligência e a sagacidade para ficar discricionariamente 15 anos no poder central (1930/1945), estendeu aos paulistas, sem limitações, as reivindicações mais prementes que levaram à deflagração do movimento insurrecional paulista: a autonomia na gestão do governo paulista e a fixação das datas das eleições constituintes.
São Paulo lutou pela autonomia administrativa dos Estados Federados e pela volta ao Estado de Direito. Valeu a luta! A CONSTITUIÇÃO Brasileira de 1934 FOI A MAIS DEMOCRÁTICA DA NOSSA HISTÓRIA!!!

Anônimo disse...

Leandro Mioni (Facebook):
O Sr. não acredita então no separatismo Sr. Armando Moraes Delmanto ??? continuarei seu fã mesmo assim hehehehe

Anônimo disse...

José Celso Soares Vieira (Facebook):
Minha nãe era vizinha da família de Júlio Prestes, em Itapetininga, presidente eleito que Getúlio Vargas impediu de se empossar na Prresidência da República. Meu tio, João Vieira de Camargo, foi médico particular desse insigne político. Meus pais, como inúmeras famílias paulistas, doaram suas alianças para financiar a Revolução Constitucionalista de 1932. Aprendi com estes a ter orgulho de São Paulo e apego aos ideais democráticos. Meus bons velhinhos morreram, o país teve mais baixos do que altos nestes anos."Valeu a pena.? Tudo vale a pena se a alma não é pequena." Talvez Ferando Pessoa tenha razão, mas é uma realidade dura de engolir.

Delmanto disse...

Caro Leandro Mioni. São Paulo, com os Bandeirantes, expandiu as fronteiras do Brasil. São Paulo, hoje, é a MAIOR cidade nordestina do Brasil. O que É PRECISO é São Paulo voltar a comandar os destinos da Nação Brasileira levando-a – com o espírito empreendedor e vencedor dos paulistas! – a ser a Nação líder da América Latina e, ao depois, a Nação líder Mundial.
Simples assim... São Paulo no comando!

Delmanto disse...

É verdade, Leandro. Os paulistas - por nossa culpa e divisão - estão há décadas fora do comando da Nação. É preciso por "ordem na casa"! A começar pela injusta representação política, com São Paulo anulado. A continuar por outras mudanças urgentes, principalmente com a injusta arrecadação tributária: São Paulo não está sendo a "locomotiva do Brasil" e, sim, seu "burro de carga"...

Anônimo disse...

Aurea Maria Morato Eichenberger (Facebook):
Parabens Armandinho!!!Uma verdadeira aula de História!!!Vou mostrar aos meus netos!!!Obrigada!!!

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro(Facebook):
Feliz sou eu, que tenho essa lenda viva em minha casa com 98 anos fazendo aniversário em 9 de julho, ate pouco tempo tinnhamos os equipes de guerra no qual ele ajudou a defender SP com 15 anos ,fuzil, punhal é um pente para uso em metralhadoras ,pois eu até nisso tivê sorte o véio está iinteiro, e ainda fala sobre as fotos nos trens carregados de soldados , o homem feito de carbono 14

Anônimo disse...

Leandro Mioni (Facebook):
Adoraria ouvir essas historias Sydney José castro adoraria

Anônimo disse...

Manfredo Costa Neto (Facebook):
Caro Armando muitas recordações de nossa família colaborando com seus filhos indo para a frente das batalhas, nos limites de nossas fronteiras estaduais e perdendo suas vidas na defesa de ideal constitucionalista. A casa do vovô Antônio Prudente tornou - se uma oficina de costura dos uniformes de nossa tropa. O orgulho de ser Paulista era irradiado e transmitido pelas emissoras de rádios na voz de Guilherme de Almeida. Quantas estórias escutei da família sobre a revolução foi um previlegio! Grande abraço.

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (Facebook):
Obrigado a ambos , vou buscar fotos quando visita pó e publicarei aos amigos

Delmanto disse...

Leandro Mioni: o DR. Jayme de Almeida Pinto participou da Revolução de 32, juntamente com seu irmão, Dr. Sebastião e outros valorosos botucatuenses. Veja o post http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/.../botucatu-e...

Anônimo disse...

Maria Heloisa Mennocchi Wanderley (Facebook):
Lendo essa sua reportagem da Revolução de 32, não pude deixar de me lembrar que meu pai, Gino Anacleto Mennocchi participou heroicamente dessa revolução e que muito me orgulho se ser sua filha.

Delmanto disse...

Que bela herança cívica seu pai lhe deixou, heim Heloisa. É uma relíquia, sem dúvida. Orgulho para Botucatu e São Paulo!

Anônimo disse...

Maria Heloisa Mennocchi Wanderley (Facebook):
Obrigado amigo.Não só nosso pai, como também nosso querida máe Durvalina, que só nos deixaram bons exemplos de dignidade, bondade e muita fé em Deus.

Delmanto disse...

Você é um privilegiado, Ney. É a fase heróica de Sâo Paulo! Valeu. Grande abraço

Postar um comentário