outubro 29, 2016

FINADOS e o PORTAL DAS TRÊS CRUZES! - S.O.S. PODER PÚBLICO!

Portal das Cruzes!!!
Botucatu sente orgulho da arquitetura que embelezou o seu principal cemitério. Nos anos 60, houve um Concurso Público para a escolha do projeto para a entrada do cemitério. O vencedor foi o arquiteto NADIR MEZERANI, de família botucatuense, mais precisamente, localizada no Distrito de Vitoriana. 

E ganhamos o CEMITÉRIO DAS CRUZES: com 3 altas torres encimadas por cruzes e com o muro de concreto acompanhando em desníveis a grandiosidade das cruzes. Cruzes de Concreto!

CRUZES DE CONCRETO

Completando 50 Anos de sua inauguração festiva, a Prefeitura está em falta com esse Patrimônio de Botucatu com a total falta de manutenção adequada. Nos últimos anos, a Prefeitura tem se limitado a dar uma “mão de tinta” no muros e nas imponentes torres das cruzes. É sabido que o concreto aparente necessita para sua manutenção, impermeabilização e restauração de tratamento adequado já muito conhecido dos técnicos em restauração e, com certeza, dos funcionários especializados da Prefeitura de Botucatu.
Vamos restaurar esse nosso PATRIMÔNIO CULTURAL ! Vamos fazer uma restauração que o dignifique e, com URGÊNCIA, tirar “aquela “saia” de “mão de tinta” que foi dada para a principal Torre/Cruz!


Avenida Paulista

Esse arquiteto é internacionalmente conhecido e admirado. Foi dele o projeto de rebaixamento da famosa Avenida Paulista, em São Paulo. Fizeram apenas uma parte, mas a beleza do trabalho arquitetônico e sua praticidade não deixam dúvidas de que, pronta, essa pista rebaixada/livre seria de grande utilidade para São Paulo.


MAIS OBRAS ARQUITETÔNICAS

Pois, para Botucatu, Nadir Mezerani fez mais duas grandes obras: a nova Praça Coronel Moura e o atual  Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, com seus “iglus” que chamaram a atenção e deixaram seus usuários com o problema do super aquecimento, exatamente por não terem feito o devido isolamento térmico. Só agora estão fazendo essa necessária proteção térmica além da conclusão do projeto arquitetônico, com a construção dos espaços complementares


A reforma total da Praça Coronel Moura abalou a cidade: era um jardim romântico e que tinha a preferência dos botucatuenses. Na reforma, ganhamos uma praça de concreto, com sua concha acústica, logo apelidado de “repolhão”. Foi muito exagero. A perda do belo jardim, sim. Mas a obra do arquiteto Mezerani foi de uma criatividade especial. O certo seria que se fizesse um novo jardim em um outro local, mantendo-se o tradicional que já estava pronto e era admirado pelos botucatuenses.

“MAL CHEIRO PARATODOS”

Agora, “ajoelhou, tem que rezar”...
O que não se pode é transformar o local, abandonado, ponto de marginais, em verdadeiro “MAL CHEIRO PARATODOS”, com o “perfume” de seus precários sanitários que inunda toda a praça e o comércio no seu entorno... Até o TEATRO MUNICIPAL sofre esse descaso do serviço público.

Foco e Ritmo!

Claro que a Prefeitura Municipal agirá para solucionar esses problemas. Assim como fez com o JARDIM DA CATEDRAL que ficou espetacular. Só é preciso atentar para a obra e ter FOCO, ou seja, mantendo um RITMO de restauração condizente com um poder público ágil e eficiente. Em 6 anos, convenhamos, apenas uma restauração de Praça Pública é muito pouco...

Neste dia em que visitamos nossos entes queridos nos cemitérios de Botucatu é o momento ideal para esta solicitação QUE JÁ FIZEMOS À PREFEITURA MUNICIPAL quando da reinauguração do JARDIM DA CATEDRAL 
Deixemos as duas palavras de ordem: FOCO e RITMO!

FOCO e RITMO!!!

Um comentário:

Delmanto disse...

Não se trata de uma obra qualquer. É O PATRIMÔNIO PÚBLICO DE BOTUCATU QUE PRECISA SER RESGUARDADO E TER A SUA MANUTENÇÃO FEITA E COM COMPETÊNCIA!
O PORTAL DAS CRUZES é obra de um arquiteto internacionalmente consagrado. Autor da Nova Avenida Paulista (rebaixada), NADIR MEZERANI precisa ter o apoio da Prefeitura Municipal para que sua obra seja motivo de orgulho dos botucatuenses e dos visitantes!
Assim como “ganhamos” um NOVO JARDIM DA CATEDRAL, queremos um NOVO PORTAL DAS CRUZES! Sempre lembrando que é preciso ter FOCO e RITMO nas obras para que elas aconteçam...
Vamos à luta!

Postar um comentário