junho 30, 2017

ADOLPHO DINUCCI VENDITTO - REGISTRO HISTÓRICO!

ADOLPHO DINUCCI VENDITTO


EDITORIAL

Não poderia deixar de prestar esta homenagem ao Adolpho Dinucci Venditto - Adolphinho para os amigos - por seu passamento, no dia de ontem, após longa enfermidade. O Dinucci e sua esposa, Glorinha Guimarães Dinucci foram presenças marcantes na sociedade botucatuense e, de modo especial, como Confrades na ABL - Academia Botucatuense de Letras.




Em 2007, nas comemorações do JUBILEU DE OURO do jornal “A Gazeta de Botucatu”, ele coordenou a edição de um livro comemorativo, com artigos das personalidades que tiveram destaque na cidade ou tiveram participação nas colunas do jornal. Felizmente, fui um dos convidados e escrevi o artigo abaixo.





Deixo, assim, minhas sinceras homenagens de respeito e apoio à sua esposa, profª Glórinha Dinucci extensivo à sua filha Carmem Teresa, sua neta Camilla e suas bisnetas.
SAUDADES!

50 anos de Botucatu

“Para mim, uma cidade sem passado, sem lembrança concreta dos seus antepassados, sem as impressões digitais de sua história, me confrange...”
                                                                        PAULO FRANCIS

Essa citação fez a abertura do meu livro “Memórias de Botucatu II”. É do grande jornalista Paulo Francis... Aliás, sempre que o tema é jornalismo me vem a lembrança os nomes de Ruy Barbosa, Carlos Lacerda, Samuel Wainer, Alberto Dines e, claro, o de Paulo Francis. Hoje, temos poucos JORNALISTAS fazendo juz à profissão: João Ubaldo, Arnaldo Jabor e uns poucos mais.
Toda essa introdução é para situar o jornal “A GAZETA DE BOTUCATU”. Sim, senhor! A “nossa” “A Gazeta” está efetivamente fazendo o registro das “impressões digitais” da cidade de Botucatu. E o faz com muita competência a caminho de seu Cinquentenário! E o faz sem as amarras do partidarismo político que imobiliza a própria imprensa e a leva ao descrédito perante a comunidade. Existem, sim, os jornais politicamente engajados. E isso é bom. Isso mostra parte da realidade. O que se condena é o “jornalismo” travestido de independente a traçar os acontecimentos ao bel prazer dos poderosos do momento...
O jornalismo ou a história, nas comunidades interioranas, sempre sofreram com a imprensa “chapa branca”, ou seja, a imprensa que “escreve” a história como a veem os donos temporários do poder... Isso faz parte da história mundial: os regimes totalitários SEMPRE quiseram “escrever” a história oficial, a história “chapa branca”... Desde Stalin, Hitler, Fidel Castro e Getúlio Vargas, só para citar os mais notórios, usaram e abusaram dos “escribas de aluguel”... Mas foi tudo em vão. O tempo sempre recompõe a história e traz a verdade dos fatos ao conhecimento de todos.
Aqui em Botucatu, nos jornais em que militamos, conseguimos trazer à tona a verdade sobre o 2º Bispado de Botucatu e a atuação de Dom Duarte Costa ao ser excomungado e fundado a Igreja Católica Brasileira. A importância do Conde de Serra Negra, a magnitude do Aquífero de Botucatu(Guarani), o pioneirismo da Casa de Saúde Sul Paulista, as Imigrações dos Americanos, e dos Belgas para Botucatu, etc. Isso, acreditamos, foi jornalismo positivo e independente. Com essa visão é que falo de “A GAZETA DE BOTUCATU”. Nela aprendi também o verdadeiro jornalismo com o prof. Ignácio Vieira Novelli e, especialmente, com a “Cronista de Botucatu”, a sempre Mestra ELDA MOSCOGLIATO. E foram anos e anos de aprendizado. Que orgulho para uma cidade ter um jornal desse porte!!!
E, nos últimos anos, o jornal tem a direção segura, diria até paternal, do Adolpho Dinucci Venditto. Pioneiro do Turismo Oficial em Botucatu nos anos sessenta. Atuante na militância social e no comando da APAE. Entusiasta do BTC, clube no qual reingressei por suas mãos, após retornar formado da capital.
Tenha a certeza, meu caro Dinucci, o jornal “A GAZETA DE BOTUCATU” está SEGURO E ATUANTE sob seu comando e a cidade de Botucatu - como eu! - lhe agradece de coração toda essa dedicação e entusiasmo pela “impressões digitais botucatuenses”!

AVANTE!!!

2 comentários:

Olavo Pinheiro Godoy disse...

Amigo Armando: Fico feliz e, compartilho sua homenagem ao estimado Dr. Dinucci. Tive a grata satisfação de conviver e, colaborar com o jornalista Dinucci. Apreciava a sua dedicação ao jornal "A Gazeta de Botucatu" considerado o segundo jornal mais antigo de Botucatu.Sua gentileza com os colaboradores e a divulgação dos trabalhos da Academia Botucatuense de Letras, dos artigos relacionados à história e vida da nossa Botucatu, elevou o nome de Adolpho Dinucci como um dos defensores da boa imprensa. Eis que desaparece mais um lutador! Olavo Pinheiro Godoy

Anônimo disse...

Armando, boa tarde

Li seu artigo sobre “A gazeta de Botucatu” onde você tece rasgados e merecidos elogios ao Dinucci pelo denodo, idealismo e amor ao jornal do qual ele era o diretor. A Gazeta foi também o veículo de imprensa que publicou muita matéria de membros da ABl, durante décadas. Que pena que o Dinucci partiu nos tolhendo de sua presença e a do jornal também. É a vida. Parabéns pela lembrança desse jornalista em Blog. Abraços.
Celso(prof.José Celso Soares Vieira - Presidente Emérito da ABL)

Postar um comentário